Desenvolvimento Economico
Artigos Científicos: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandamedeiross • 16/7/2013 • 391 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
A China, desde que iniciou as reformas há 30 anos, vem crescendo a taxas muito elevadas, é uma das economias que mais crescem no mundo, esse sucesso comercial da China é devido ao seu baixo custo de produção, são atribuídos uma combinação de fatores como mão-de-obra de baixo custo, boa infraestrutura, bom nível de tecnologia, alta produtividade, em alguns casos, o não pagamento de licenças comerciais, a política governamental favorável e uma moeda muito desvalorizada, a transição chinesa foi acompanhada por melhoria nas condições materiais e sociais da população, a economia chinesa vai avançando, tornando-se a grande manufatura do mundo em uma série de setores e crescendo sua participação na produção e na exportação de produtos mais elaborados e tecnologicamente intensivos. O processo de dual track, a liberalização da agricultura, o estímulo às empresas rurais e a reforma dos sistemas empresarial e financeiro bem ilustram a capacidade das lideranças chinesas em conduzir o processo. Um dos fatores positivos para a implementação de empresas na China é grande incentivo por parte do governo que dá o direito de isenção por 5 anos empresas estrangeiras que estejam a mais de 10 anos envolvidas com atividades de produção em seus países, tais empresas tem o direito de pedir isenção total para os 2 primeiros anos e reduzir em até 50% os anos restantes.Com os aspectos negativos como corrupção em alguns casos são punido até mesmo com pena de morte.
Políticas industriais e tecnológicas, políticas macroeconômicas conservadoras, baixo nível de salários, ausência de proteção à propriedade intelectual, câmbio desvalorizado, localização geográfica, dentre outros fatores, foram alguns dos responsáveis pelo grande aumento da competitividade da economia chinesa e pelo crescimento de seu produto no último quarto de século. O tamanho e o ritmo de crescimento proporcionam um papel único à China no cenário global. O aumento do comércio exterior da China deslocou produtores tradicionais, barateou o preço internacional de vários produtos manufaturados e elevou os preços de diversas commodities. O aumento da produção de bens da cadeia eletroeletrônica na China exerceu papel fundamental na manutenção/recuperação do ritmo de crescimento do Sudeste Asiático. Portanto, parece possível à China manter um bom ritmo de crescimento, ainda que a taxas um pouco inferiores, ao mesmo tempo em que as questões colocadas pelos elevados superávits externas sejam contornadas gradualmente.
Referencias Bibliográficas
http://portugues.doingbusiness.org/Reports
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,marcopolo-enfrenta-barreira-para-abrir-fabrica-na-china,645957,0.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,marcopolo-enfrenta-barreira-para-abrir-fabrica-na-china,645957,0.htm
...