Desenvolvimento Economico
Dissertações: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulafidalgo • 26/8/2013 • 5.453 Palavras (22 Páginas) • 375 Visualizações
Paula Fidalgo RA: 3305510941
Tiago de G. Oliveira RA: 3306503010
Vladiana V. Coelho RA: 3371582621
ATPS – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PROFESSORA EAD: Profa. Renata Garcia Delpiaz
TUTOR PRESENCIAL: Profa Lisane Teixeira
TUTORA A DISTÂNCIA: Profa Ana Cristina dos Santos de Aquino
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ - UNIDADE 1
5° SEMESTRE - ADMINISTRAÇÃO – JUNHO/2013
TAUBATÉ – SÃO PAULO
SUMÁRIO
1. Etapa 1: Produto Interno Bruto (PIB) 3
1.1 Índice de Gini 3
1.2 Curva de Lorenz 4
1.3 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 4
1.4 Para calcular o IDH 5
1.5 Pesquisa sobre desenvolvimento e crescimento 6
2. Etapa 2: O BRICS 6
2.1 O Futuro 8
2.2 Impacto na saúde global 8
2.3 Fonte de recursos e inovação 9
2.4 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 10
2.5 O Relatório do Desenvolvimento Humano 12
2.6 Brasil ocupa 73ª posição entre 169 países no IDH 2010 12
2.7 Brasil é o 11º no ranking do IDH da América Latina 12
2.8 Conclusão Final 13
3. Referências Bibliográficas 18
1. Etapa 1: Produto Interno Bruto (PIB)
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
PIB nominal e PIB real - Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflator (normalmente um índice de preços) que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.
Deflator do PIB - O deflator do PIB é uma estatística simples calculada pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem. Como o PIB nominal e o PIB real serão iguais nos anos base, o deflator do PIB neste ano deve ser igual a cem. A importância do deflator do PIB é refletir as mudanças que ocorrem nos preços do mercado e, portanto, é usado para controlar o nível médio de preços em dada economia. O cálculo da taxa de inflação de um determinado ano leva em consideração, geralmente, o deflator do PIB deste ano em relação à mesma estatística referente ao ano anterior.
1.1 Índice de Gini
O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica- um estado, uma região, o mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais as atividades são regionalmente mais concentradas.
O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz - um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.
Cálculo e análise do Índice de Gini: O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem-se:
Define-se, assim, um coeficiente que varia de 0 a 1, em que: 0 ≤ G ≤ 1. O coeficiente igual a 0 (zero) corresponde à completa igualdade de renda (em que todos têm a mesma renda). Quanto mais próximo de 1 for o coeficiente, maior será a desigualdade na distribuição de renda, e um resultado igual a 1(um) corresponde a completa desigualdades\\9 em que uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).
1.2 Curva de Lorenz
A curva de Lorenz é uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda.
Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:
a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.
b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.
c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.
1.3 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a elaboração
...