Desenvolvimento Economico Da China
Trabalho Universitário: Desenvolvimento Economico Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cvmarcio • 18/11/2013 • 478 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
DESENVOLVIMENTO ECONMICO DA CHINA.
Após um enorme processo de desenvolvimento econômico a China onde havia ditaduras e sistemas comunistas que a impediam de se desenvolver e de ‘se exteriorizar’ para o mundo afora.
Após algumas mudanças e o seu crescimento muito rápido que iniciou por volta da década de 70. Nesta mudança foi mudado o modo de produção diminuindo a agricultura coletiva, liberaram os preços dos produtos, deram autonomia para a atuação das empresas estatais, iniciaram uma reforma do sistema bancário e possibilitaram o desenvolvimento do mercado acionário chinês. Partindo desse pressuposto, a china possibilitou e muito o crescimento do setor não estatal e a abertura comercial e financeira, atraindo cada vez mais empresas multinacionais dispostas a produzir no país utilizando a mão de obra barata e que, por sua vez, não faziam exigências importantes de trabalho; Um exemplo disso está no fluxo de investimento direto estrangeiro (IDE) em 2007, que foi de cerca de US$ 84 bilhões de dólares. Com essas reformas na parte financeira, hoje a china se tornou uma grande potência, ficando atrás apenas para os estados unidos (EUA), com o produto interno bruto (PIB) atingindo US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012 (com o crescimento de 7,8%) representando assim atualmente, cerca de 15% da economia mundial. Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a china enfrenta algumas dificuldades. Em termos de (PIB) per capita, a china continua sendo uma economia distante das chamadas economias desenvolvidas e de outras economias emergentes,
pois grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição no ar; Os rios também têm sido vítimas desse crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo colocam os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mas apesar destes fatores que podem prejudicar no seu desenvolvimento, porém o crescimento chinês continua apresentando um ritmo alucinante, podendo transformar-se este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.
Em suma, o governo chinês ainda enfrenta inúmeros desafios para o implemento de seu desenvolvimento econômico incluindo: aumentar a empregabilidade para inserir as dezenas de milhões de imigrantes, e empregados egressos de empresas estatais; formulação e implementação de uma política social e ambiental que seja adequada às demandas de uma economia que anda em ritmos de crescimento frenéticos, e redução dos níveis de corrupção. A cúpula BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), criou a “Declaração de Sanya” que tem por principal objetivo, trazer “resultados positivos nos campos da economia, finanças, comércio e desenvolvimento. Apoiamos os esforços em curso dos membros do G20 para estabilizar os mercados financeiros internacionais, para conseguir um crescimento forte, sustentável e equilibrado e para atingir o crescimento e desenvolvimento da economia global”.
...