Desenvolvimento Econômica Da China
Dissertações: Desenvolvimento Econômica Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanafontinelly • 26/3/2014 • 572 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve pesquisa quanto ao caminho a ser percorrido para empreender na China, já considerada superpotência do século XXI.
Apesar do seu crescimento econômico, tem uma alta taxa de corrupção entre outros fatores, é o que veremos no decorrer da pesquisa. Para isso, busquei informações sobre as condições institucionais da China, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.
Aula Tema 03 – Desenvolvimento Econômico da China
Passo 1: A China, apesar dos avanços no campo econômico, ainda está começando a instituir os direitos trabalhistas. Onde há muita contratação informal, gerando assim rendas médias inferior.
Um dos fatores positivos para a implementação de empresas na China é grande incentivo por parte do governo que dá o direito de isenção por 5 anos as empresas estrangeiras que estejam a mais de 10 anos envolvidas com atividades de produção em seus países, tais empresas tem o direito de pedir isenção total para os 2 primeiros anos e reduzir em até 50% os anos restantes. A propósito da falta de liberdade sindical na China, cumpre lembrar-se do combate a práticas anti-sindicais que se consagrou na maioria dos países do Primeiro Mundo e esse não é o único problema, com esse crescimento econômico, também cresceu muito nos últimos anos a corrupção que persiste, com alguns casos envolvendo largas somas de dinheiro, a situação ainda é muito grave, as violações da lei e da disciplina tendem a ser mais camufladas, inteligentes e complexas. A burocracia chinesa está presente desde o sistema político e jurídico do estado chinês e segue no modelo estabelecido como regra para investimentos estrangeiros no país.
Passo 2: Fórum Econômico Mundial diz que China lidera competitividade entre economias emergentes. A China continua a liderar o caminho entre o grupo dos países emergentes do bloco chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), segundo o Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, o corpo baseado em Genebra disse que a China solidificou sua posição entre as 30 economias mais competitivas do mundo, chegando à 29ª colocação no ano de 2009, uma a mais do que no ano anterior. O crescimento da China continental no ranking de competitividade se deve principalmente ao seu enorme mercado e aos altos índices de crescimento dos anos anteriores, segundo o relatório, que classifica 133 economias. Somado a isso, o ambiente de negócios nos países asiáticos e a capacidade de inovação também melhoraram rapidamente. O país ainda tem uma excelente situação fiscal, que permite ao governo estímulos à demanda interna, investimento em infraestrutura e implementar reformas econômicas. Dados econômicos: Moeda: Renminbi (RMB) yuan; Taxa de crescimento do PIB: 9,8%; Taxa de desemprego: 4% oficialmente em áreas urbanas, podendo chegar a 9% se incluídos migrantes. Existe substancial desemprego e subemprego em áreas rurais; Taxa de inflação: 6%; Usuários de Internet: 253 milhões (20% da população).
...