Desenvolvimento Econômico Da China
Exames: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alphalan • 5/4/2014 • 335 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Desenvolvimento Econômico da China
A globalização da economia desmantelou alguns empecilhos comerciais entre os países, estimulando o mercado global de empresas de países emergentes. Grandes fatores e acontecimentos importantes são responsáveis por esta mudança. Podemos citar a Segunda Guerra Mundial em que a economia foi dominada pela Europa e pelos Estados Unidos, logo depois quem liderava era o Japão e atualmente pelos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e outros países emergentes.
Certos países asiáticos obtiveram sucesso por meio de resultados de políticas governamentais corretos que visavam incentivar a inovação e o conhecimento. Muito se investe estrategicamente em recursos humanos, no desenvolvimento de infraestrutura (parques tecnológicos, incubadoras, laboratórios públicos) e na proteção da propriedade intelectual. Diferentemente do que ocorre nos países da América Latina, pois pouco se investe nessas áreas, daí então a explicação do sucesso dos países asiáticos.
O Índice de Competitividade Global (GCI), calculado pelo World Economic Forum, que considera nove fatores que são: instituições, infraestrutura, macroeconomia, saúde e educação primária, educação superior e treinamento, eficiência do mercado, capacidade tecnológica, grau de sofisticação dos negócios e inovação ,aponta que a América Latina está muito atrás dos países asiáticos. China e Índia são os países mais populosos do mundo, ainda que em desenvolvimento, estão entre as 10 maiores economias do mundo.
O Relatório de Competitividade Global 2013-2014, apresentado pelo Fórum Econômico Mundial, em termos de competitividade global a China fica no 29º lugar do ranking mundial, e numa posição de liderança entre Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, os países que compõem o grupo Brics. Entre os países do Brics, a Rússia conseguiu um progresso no ranking, enquanto a África do Sul, Brasil e Índia sofreram uma queda. A diferença entre a Índia e a China foi alargada de 8 posições em 2006 para 31 posições atualmente.
Referencias:
Embaixada da Republica Popular da China - Competitividade global da China continua ocupando posição de liderança dos países do Brics – Disponível em: http://gw.china-embassy.org/por/xwdt/t1072953.htm - Acesso em 05 de abril de 2014.
...