TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissiona

Ensaios: Desenvolvimento Pessoal E Profissiona. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Curso – Serviço Social Disciplina – Sociedade e Família

Prof. Ana Lucia Américo Antonio Sorocaba, 17 de Abril de 2.013.

Novos Arranjos Familiares : Inquietações sociológicas e dificuldades jurídicas – M.G.L Medeiros.

Passamos por varias mudanças: família nuclear – conjugal,família extensa(consanguínea) consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, biológicos ou adotados habitando em uma ambiente familiar comum.Tem uma grande capacidade de adaptação,reformulando a sua constituição,quando necessário.; família monoparental – trata de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenômenos sociais,como divorcio, óbito, abandono de lar,ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.

No século XVI – família nuclear, tivemos progresso na privacidade,alteração nos espaços para morar e diluição da família conjugal.

No século XVIII e XIX – a família moderna (família nuclear ) substitui um modo de produção baseado na mão de obra da família extensa.Família burguesa, unidade domestica, composta por pai, mãe e filhos.

No século XX – aborda as transformações que afetaram a vida privada,a evolução material do quadro domestico,as mudanças em relação ao trabalho e a entrada da tecnologia na vida das pessoas,a aprendizagem pela escola,desenvolvendo um novo papel da criança e da família nas sociedades industriais. Em 1993 Giddens dedicou-se ao estudo da caracterização das relações familiares na contemporaneidade,compreendendo a transformação das relações afetivo-sexuais.

O individualismo – a intensificação da divisão social do trabalho.

Na década de 90 observa-se que as separações e divórcios adicionam um grau de complexidade na medida em que crescem os recasamenos.Após 1930 as transformações moderzinantes possibilitaram a configuração de uma nova feição da condição feminina, as mulheres tiveram o seu papel social redefinido com as mudanças ocorridas na família e nas condições sociais e econômicas,conquistaram direitos políticos,tiveram acesso à educação e ganharam espaço no trabalho.A Constituição Federal de 1.988 representa um marco na evolução do conceito família,reconheceu a união estável entre homem e a mulher como entidade familiar.Hoje em algumas cidades esta sendo aceito também o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O padastro dos meus filhos e os filhos da minha mulher Novos tempos,novas famílias?Da modernidade à pós modernidade

Divorcio é uma causa natural consequente do casamento , quando duas pessoas percebem que não da mais certo o convívio marital, nem sempre é fácil ainda mais quando envolve os filhos.Pois muitos pais se estendem até o tribunal, sem se preocupar com a criança, que vai sofrer com a perda do convívio junto aos pais. Ainda mais quando não há uma separação amigável, havendo brigas e mentiras, para que a criança escolha um dos dois lados,causando dessa forma,sofrimento e dificuldades em lidar com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com