Desenvolvimento Pessoal E Profissional
Artigo: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fanybrienzi • 6/4/2014 • 2.716 Palavras (11 Páginas) • 509 Visualizações
Para entendermos melhor o papel do Administrador hoje, vamos continuar imaginando essa grande empresa com diversos setores, hoje o administrador pode se especializar em um desses setores, então podemos ter um administrador de Recursos Humanos, um Administrador de Produção, um Administrador de Marketing, e embora as áreas sejam especificas e muito diferentes umas das outras é bom lembrar que o bom administrador tem uma visão da empresa como um todo, e todos devem estar em sintonia para que a empresa possa ter um bom resultado, e é fundamental que tenha facilidade em planejar, organizar e controlar para dirigir bem seu trabalho.
Já o empreendedor além de ter essa visão do todo como tem o administrador, ele também consegue enxergar oportunidades em lugares que ninguém tinha imaginado. Ele tem atitude para correr riscos, mas não se enganem, ele não é um irresponsável que pode ou não dar certo, ele sabe planejar, calcular os riscos, é determinado, dedicado, apaixonado pelo que faz e trabalha incansavelmente para atingir seus objetivos.
Ninguém nasce empreendedor, o sucesso só vem quando exercitamos nossas qualidades de empreendedorismo, pois todas essas características vão se aprimorando com nossas experiências.
É importante destacar que há diferenças significativas entre a figura do empreendedor e a do administrador. São diferenças importantes para que se possa compreender o papel de cada um deles e sua importância para o desenvolvimento de nação. Para isso continuaremos a observar pelo olhar de Dornelas (2005, p. 30-34).
Para este autor, os administradores, mesmo os de sucesso, em geral, apresentam características como pessoalidade, bom uso do relacionamento interpessoal, com foco nas organizações e ações conjuntas, além da utilização da estrutura hierárquica.
Empreendedores de sucesso, por outro lado, são visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar ao máximo as oportunidades. Eles são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem. São independentes e proativos, consequentemente, ricos, com muita capacidade de planejamento, liderança e organização. São bem relacionados, possuem conhecimento, assumem risco calculado, além de criar valor para a sociedade.
É claro que uma coisa não necessariamente exclui a outra. Mesmo que não seja preciso ser alguém com formação em administração para ser empreendedor, os conhecimentos resultantes dela podem ser de fundamental importância para o sucesso de um empreendimento, qualquer que seja. Analisemos pela visão de outros autores as características de empreendedores e administradores mesmo que o fato de alguém ser administrador não o impeça de ser empreendedor e vice-versa.
Para entender sobre o conceito de administrador é preciso captar primeiro a ideia que o fez surgir: administração. Segundo Chiavenato (1997, p. 7), “a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.
Considera-se o planejamento com visão de futuro um dos principais diferenciais entre o empreendedor e o administrador. Porém, se planejar é uma das funções básicas do administrador, apontadas na abordagem clássica, Dornelas (2001, p. 37) considera isso um paradoxo pois, “o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões”.
Depois de tal raciocínio pode-se claramente ver que o administrador necessita de habilidade para gerenciar pessoas para que estas possam fazer o melhor uso possível de suas competências e também dos recursos materiais que a organização lhes oferece para o seu processo produtivo.
É claro que a maioria dos empreendedores, consequentemente, acaba se tornando administradores, já que irão ter que gerir seus negócios. No entanto nem todo administrador possui características de empreendedor, ou pelo menos, não tão acentuadas quanto às de um empreendedor nato. Por esse ponto de vista, o empreendedor é um ser inovador por natureza, enquanto que o administrador está centrado mais no domínio da técnica.
Claro que tal conceituação, hoje em dia, não pode ser levada ao pé da letra já que os cenários mudam rapidamente e que no final das contas todo administrador deve ter características empreendedoras tendo em vista a importância disso para enfrentar as adversidades do mundo contemporâneo. Portanto necessita ser criativo tanto quanto qualquer empreendedor, assim como todo empreendedor necessita também de um bom domínio da função administrativa.
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de explicar as funções de um empreendedor e de um administrador demonstrando seus benefícios à sociedade, através de comparações feitas entre ambos. Ele foi feito através de pesquisas online e principalmente bibliográficas. Chegando-se no final a conclusão de que em muitos casos um empreendedor é mais vantajoso para a sociedade, pois este possui uma maior visão de futuro, procurando sempre alguma forma de inovar.
1 INTRODUÇÃO
O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.
O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro. Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade? É isso que será estudado no artigo em questão.
2 EMPREENDEDORISMO/EMPREENDEDOR
A busca por uma definição precisa sobre empreendedor seria como uma busca
...