Desenvolvimento Pessoal E Profissional
Trabalho Escolar: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nethpfb • 3/11/2014 • 1.658 Palavras (7 Páginas) • 413 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD
CURSO GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL: Tecnologias da Informação e Comunicação; Leitura e Produção de Texto; Desenvolvimento Pessoal e Profissional
SÃO LUÍS - MARANHÃO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
IVANETE CORREA SANTOS - RA: 282710
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Graduação em Serviço Social do Centro de Educação Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de nota parcial das disciplinasTecnologias da Informação e Comunicação; Leitura e Produção de Texto; Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Sob orientação da tutora Gilzete Ribeiro.
SÃO LUÍS-MARANHÃO
2014
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre o SUAS,Buscando contribuir com a análise sobre o significado social do trabalho do assistente social no espaço CRAS, a partir da identificação de novas demandas, bem como das as respostas técnicas e políticas no contexto da proteção social básica. Aponta para a emergência de significativos dilemas e desafios, tendo como horizonte a reafirmação do projeto éticopolíticoe defesa intransigente da assistência social
como política pública de direito. Procurando também uma forma de dinamizar as informações sobre os serviços prestados pelo Assistente Social no CRAS.
A política nacional de assistência social constitui um novo paradigma para
a conformação da política na perspectiva de direito. Aponta inúmeras mudanças
não só de forma, como de conteúdo também.
O presente trabalho busca identificar quais as mudanças impressas nesse
novo paradigma da Política de Assistência Social, sobretudo a partir do SUAS e
quais são as inflexões no fazer profissional do Serviço Social. Buscando conhecer
como vem sendo caracterizado o trabalho a partir destas novas orientações,
apontando as tensões entre demandas e o compromisso ético-político defendido
pela categoria.
A metodologia na qual está sustentada essa pesquisa é de base
qualitativa, tendo como objetivo apreender percepções, significados, opiniões
acerca do trabalho do assistente social no CRAS. Esta fase da pesquisa
caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica, e de como podemos aumentar a divulgação do trabalho desenvolvido pelos mesmos.
Outro aspecto evidenciado nos estudos refere-se às demandas dos
usuários, caracterizadas tanto pelo volume, quanto pela complexidade,
caracterizadas pelo agravamento das situações de risco e vulnerabilidade sociais.
As demandas, a rigor, são requisições técnico-operativas que, através do mercado
de trabalho, incorporam as exigências dos sujeitos demandantes.Em outros termos,
elas comportam uma verdadeira ‘teleologia’ dos requisitantes a respeito das
modalidades de atendimento de suas necessidades. Por isso mesmo, a identificação
das demandas não encerra o desvelamento das reais necessidades que as
determinam (Mota e Amaral ;1998, p. 25).
Ao debruçarmos a analisar os objetivos que são atribuídos ao trabalho do assistente social , percebe-se que ainda existe uma falta de clareza acerca da política e portanto uma dificuldade em atribuir objetivos e definir ações.Porém, os diferentes estudos apontam para alguns objetivos que vêm sendo referenciados de forma mais recorrente entre eles destacam-se o acesso à informação, que lhes garante o acesso a direitos, inserção na rede sócio assistencial, o atendimentocom famílias e de forma menos expressiva mais de igual importância no desenvolvimento de capacidades dosindivíduos.
Justificativa
A diretora do CRAS sugeriu a utilização de tecnologias da comunicação e da informação para produção e articulação de informações essenciais para a agilidade no acesso aos dados de usuários de programas sociais e compartilhamento de informações sobre os atendimentos, facilitando assim, a tomada de decisão sobre os encaminhamentos a serem realizados.
Objetivo
Analisar a viabilidade da utilização das tecnologias da informação e da comunicação como estratégias para melhorar a atuação do assistente social no seu campo de trabalho.
Centro de Referência da Assistência Social e os Serviços de Proteção Básica
Esclarecemos que o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada, unificada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
É a unidade local do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico
...