Desenvolvimento Pessoal E Profissional
Trabalho Universitário: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zarbietti8 • 16/6/2013 • 3.427 Palavras (14 Páginas) • 548 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
ANA PAULA ZARBIETTI – RA 6394239778
ÉLIA CONCEIÇÃO ROSA LIMA – RA: 6950448132
JOAO LUIS DA SILVA – RA: 6751352583
KAMILA SOUZA GOMES – RA: 6791396324
WELLINGTON SILVA DE SOUZA – RA: 69468725
NATHALIA MIRANDA BARRETO FIGUEIRA – RA 6950448425
ANDRE PAVANELLO – RA: 6948474597
EMPREENDEDORISMO
VANESSA FREIRES (Prof.ª Tutora a Distância - ADM - 1º semestre.)
TAUBATÉ
MMXIII
SUMARIO EXECUTIVO:
1 ANEXO I - INTRODUÇÃO - EMPREENDEDORISMO . . . . . . ; ; . . . . . . . . . . . . . 3
2 ANEXO II - PLANO DE NEGOCIO – PLANEJAMENTO. . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . 4
3 CRONOGRAMA PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
4 Plano de Negócio / Perfil dos Empreendedores e da Empresa . . . . . . . . . . . . . . . 6
4.1.Missão / Visão e Princípios do Empreendimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .7
4.2 Capital dos Sócios / Analise de Mercado. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
4.3 Plano de Marketing .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
4.4 Plano Operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11
4.5 Plano Financeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12
4.6 Avaliação Estratégica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . 13
4.7 Avaliação do Plano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .14
ANEXO I
OPORTUNIDADES E DESAFIOS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja. Essa subjetividade pode ser devido as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou a partir da década de 90. A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio que em que vive, a formação empreendedora pode acontecer por influência familiar, estudo, formação e prática. Para Dolabella (1999, p. 12 ),
Para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
Filon (1999),
Estabelece um modelo com quatro fatores fundamentais para que uma ação seja empreendedora (visão, energia, liderança e relações), visando à formação do profissional empreendedor. Destaca-se como principal característica as relações, a qual, segundo o autor, se obtém os conhecimentos fundamentais e necessários dentro de uma estrutura de mercado: as informações necessárias para a tomada de decisões e o conhecimento da realidade do mercado.
Um empreendedor precisa ter ao lado pessoas com características diversas para enriquecer sua equipe e garantir diferentes olhares. Alem dos empreendedores natos, existe também a possibilidade de desenvolver características empreendedoras, por isso o Sebrae, Senai, Senac, e muitas escolas de administração, economia, engenharia, dentre outras possuem na grade curricular uma disciplina voltada ao empreendedorismo; pois o empreendedor é o diferencial em uma organização, e empreender é fácil, continuar no mercado é o X da questão.
ANEXO II
ANALISE CONCEITUAL PARA CRIAÇÃO DE UM NEGOCIO
a) A que mercado ela atende:
Construção civil, incorporação e comercialização.
b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
O retorno é de 6% comissionado, com a oportunidade de lucro maior.
c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
Uma das vantagens competitivas é não se limitar a comercialização, pois o mercado proporciona a Construção civil e Incorporação, que são atividades bem rentáveis.
d) Qual a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
Uma equipe dinâmica, com criatividade e empenho, seguidos de uma boa visão de mercado.
e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?
Seu comprometimento é crucial, Poe ser ele o articulador do negócio, tendo projetos potenciais, Inovações, Desafios, boas Idéias, Critérios de estratégia técnica criatividade comercial, Criatividade...
Após várias discussões em grupo, decidimos que nosso empreendimento será no ramo imobiliário, devido ao Brasil viver a maior euforia das últimas décadas. Este fato é provado pelo crescimento vertiginoso das empresas que atuam nesta área, e é impulsionado pela ampliação das linhas de crédito destinadas à aquisição de imóveis.
...