Desenvolvimento Pessoal E Profissional E Ética
Exames: Desenvolvimento Pessoal E Profissional E Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeferson1969 • 28/5/2014 • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 240 Visualizações
Desenvolvimento Pessoal e Profissional (DPP)
Parte I – “O Mundo do Trabalho “
a- Sobre o Vídeo “Trabalho”
O trabalho é um todo que faz parte da vida em sociedade, de todo ser humano. Como gerador do emprego é ele quem justifica todo esforço que o homem faz para ter e ser como ser social.
O vídeo nos mostra, de maneira sutil, o envolvimento do homem no trabalho e que o mesmo traz realizações e momentos de alegria. Como em todo trabalho, quando se perde o foco esse passa a ser uma carga pesada demais para ser levada. A saída no fim da semana, do trabalho gera intensa satisfação, enquanto seu retorno no início da mesma, pode trazer mal estar e tristeza.
b- Sobre o texto “Relações de trabalho sofrerão mudanças com a Geração @”
No referido texto encontramos o perfil do tipo de trabalhador do futuro, que de certa forma desorganizada, relacionada ao tempo, conseguirá desenvolver seu trabalho. O fator, quantidade de tempo, não será tão seriamente levado em conta na execução de tarefas por essa geração, que ao mesmo tempo que fala ao telefone, acessa as redes sociais e consegue ainda desenvolver suas tarefas simultaneamente.
Essa Geração @ será tão envolvida nas questões cibernéticas, que o que para nós se apresenta com grau de dificuldade, para eles é algo simplório, como comer um doce. Conclusivamente, afirmamos que as relações de trabalho dessa geração, serão muito produtivas e eficazes, tamanho o grau de integração com as inovações tecnológicas, e isso se reverterá em benefício para grupos e empresas.
c- Texto Conclusivo:
Esses pontos abordados, referem-se às mudanças que vem ocorrendo no mundo, por conta da globalização e das inovações tecnológicas, transformando o perfil e a forma de trabalho de muitos indivíduos. Percebemos que algumas empresas, não estão acompanhando esta evolução, principalmente não estão investindo em tecnologia e em recursos para viabilizar e facilitar o trabalho. Isso se reflete negativamente nos objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores, que esperam da organização o seu devido reconhecimento, e apliquem os seus lucros em remuneração justa e na capacitação desse indivíduos. Esse incentivo fará com que ele desempenhe com mais energia e comprometimento suas atividades, isso se reverterá em lucros para organização. Um colaborador motivado e feliz, reflete positivamente a imagem da corporação. Aqueles jovens, que constituem essa nova geração tecnológica e moderna, tem ao seu dispor todas as ferramentas, informação e conhecimento, que são disponibilizados pela Web, deverão ter todas essa gama de conhecimento trabalhada, da melhor foram possível, para que se tenha um resultado final satisfatório. Que estes jovens tenham plenas condições de aplicar esses conhecimentos nas empresas nas quais irá atuar, até mesmo dentro do seu próprio país. Mas para que isso aconteça, é necessário que as instituições, invistam nesses jovens com acesso a ensino de qualidade. Que as organizações, invistam em plano de carreira, boa remuneração e tecnologia de ponta. Isso despertará, nessa nova geração, a vontade de contribuir com o crescimento e desenvolvimento do país , e quando estiverem lá no exterior, possam aprimorar seus conhecimentos atualizando-se, mas que isso se reverta em benefícios para a própria nação de origem.
Parte II – “Projeto de vida: O que você quer ser quando crescer?”
Nas aulas que estudamos sobre visão de mundo e mundo do trabalho, chegamos a conclusão de que o trabalho é algo amplo, no qual se insere o emprego que é o objetivo humano principal.
A visão positiva e negativa do trabalho, depende do ponto de vista e visão de mundo de cada pessoa.
O trabalho tem sua influência nos campos pessoal e coletivo, essa influência se torna visível a nível de mundo, quando percebemos o andamento político e financeiro que nos rodeia, e que direta ou indiretamente nos afetam principalmente no campo ora abordado.
Em nosso país, com a Globalização esse acontecimento possibilitou criar a integração socioeconômica, cultural e política com outros países emergentes, viabilizando através dos meios de comunicação, a evolução tecnológica que nos tem sido de grande avanço.
Os índices de trabalho, e novas profissões criadas a partir dessa nova ordem econômica mundial, nos colocam numa posição de desenvolvimento. A nível mundial, muitas cidades se destacam no contexto internacional, e nosso estado figuras como um dos mais ricos do país, e que se apresenta como carro chefe da economia nacional, contribuindo com um vasto campos de trabalho nos vários níveis econômicos.
Novas oportunidades são criadas nesse cenário de desenvolvimento mundial, e especificamente em nossa área de trabalho. A logística tende a ter um crescimento elevado, devido as novas industrias implantadas no país, tal como a Petrobrás, envolvidas na exploração do Pré-sal, por conta disso criando vários postos de trabalho, impulsionando a economia e destacando que esse crescimento também deve-se atribuir ao avanço paralelo da informatização, sem a qual fica inviável qualquer meio de trabalho. A região Sudeste tem contribuído significativamente para ampliação de postos de trabalho na área logística, pois é uma região próxima à costa litorânea brasileira, onde situa-se o maior porto do país, além de ser uma região que contém muitos investimento financeiros, o que facilita a migração de pessoas de outras regiões e a imigração de pessoas de outros países.
Conclusão Geral:
- A conclusão a que se pode chegar é que o trabalho é a força motriz de qualquer sociedade.
- Sem trabalho e emprego não há dignidade humana.
- Sem a força do trabalho não pode haver desenvolvimento.
- Sem o trabalho não há igualdade social.
- Sem o trabalho não há alegria de viver e conviver em sociedade.
A força do trabalho nos motiva a contribuir socialmente para que nós e nossos filhos possamos ter uma nação digna
...