Desenvolvimento de produtos e comercialização
Trabalho acadêmico: Desenvolvimento de produtos e comercialização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandroricardo34 • 2/10/2014 • Trabalho acadêmico • 9.515 Palavras (39 Páginas) • 249 Visualizações
8
1 INTRODUÇÃO
A empresa Sadia se preocupa com a qualidade de seus produtos, e com o bem estar e saúde de seus funcionários. Hoje o seu portfólio conta com mais de 650 itens, que são distribuídos para mais de 300.000 pontos de venda em todo o Brasil. A Sadia é hoje uma das maiores empresas de alimentos da América Latina e uma das principais exportadoras do país, distribuindo mais de mil produtos para mais de 100 países. Por quatro vezes seguidas eleita a marca mais valiosa do setor de alimentos brasileiro, ela emprega hoje cerca de 113 mil funcionários, está entre as maiores empregadoras brasileiras e exerce forte impacto econômico e social nas regiões onde atua, mantém parceria com cerca de 10.000 granjas integradas de aves e de suínos, contribuindo dessa forma para a estabilidade e crescimento do país, sempre de forma socialmente responsável e preocupada com o meio ambiente e a comunidade. O objetivo deste projeto é um plano de negócios que visa implantar um produto mais saudável, voltado às necessidades do mercado, aprimorando produtos e serviços. Para que haja melhor compreensão, os termos estão relatados em capítulos.
9
2 PLANO DE NEGÓCIOS
A intenção deste programa é Desenvolver e Comercializar um produto que contribua com a saúde da população.
2.1 Sumário executivo
Esse plano de negócio se baseia em um estudo feito pelo laboratório Oswaldo Cruz, que revelou uma queda no consumo de alimentos saudáveis e a substituição por produtos industrializados e refeições prontas. Essa proposta tem por objetivo criar um produto industrializadoorgânico, pensando na saúde da população que desconhece a quantidade de sódio e gordura saturada que contém nesses alimentos e que é muito agressiva a saúde das pessoas, buscando por uma melhor qualidade de vida. A importância desse plano de negócios é conscientizar e incentivar as pessoas a consumirem produtos industrializados orgânicos. A idéia é elaborar carne de aves orgânicas, nos produtos já existentes da Sadia, como o Nuggets, almôndegas de frango e hambúrgueres de frango, através de um tratamento específico para uma quantidade de aves. O retorno previsto é em curto prazo, pois devido à diferenciação no mercado e o alto padrão de vida do nosso publico alvo, moradores da região de Alphaville. A realidade mostra hoje que o setor de alimentos orgânicos movimenta em termos globais, uma fatia considerável de dinheiro.
10
2.2 Descrição da Empresa
A Sadia entra no ano 2000 com o perfil de uma empresa de alto valor e sua marca absolutamente consolidada. Sua presença é cada vez mais competitiva no mercado interno e estratégico no mercado externo. Já possui filiais na Argentina, Uruguai e Chile, escritórios na Itália, Inglaterra e Emirados Árabes e representações no Paraguai, Bolívia e Japão. Em uma atitude inédita, adota inscrições em Braile em suas embalagens cartonadas. Outro marco importante é a inauguração do Memorial Attílio Fontana, em Concórdia, uma homenagem da empresa aos 100 anos de seu fundador. Logo no início da década, em 2001, a Sadia lançou na Bolsa de Nova York seus ADRs - American Depositary Receipts que são certificados de ações, emitidos porbancos americanos, com lastro em papéis de empresas brasileiras, para aumentar sua visibilidade e permitir que investidores estrangeiros pudessem adquirir seus títulos. No mesmo ano, também aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo, onde não há aumento do volume de emissão de ações. Em 2001 e 2003, foi eleita a marca mais valiosa do setor de alimentos no Brasil pela consultoria inglesa Interbrand. No ano seguinte, iniciou a comemoração dos seus 60 anos de fundação com uma grande campanha publicitária - "Sadia 60 anos. Uma história de Amor" - que colecionou inúmeros prêmios. Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, em 2004 a empresa fundou o Instituto Sadia, que hoje atua com o Programa de Investimento Social e o Programa de Suinocultura Sustentável Sadia (Programa 3S). Em 2005, foi à vez de retomar o abate de bovinos, aumentando sua oferta de produtos. Entre os lançamentos, um dos grandes destaques foi o Hot Pocket, que rapidamente tornou-se um sucesso de vendas. Nesse mesmo ano, a Sadia criou também a linha Sadia Soja e reformulou a marca Rezende. Pela quarta vez consecutiva, foi eleita a marca de alimentos mais valiosa do Brasil.
11
Já em 2006, aconteceram profundas transformações na companhia e ela tornou-se mais preparada para enfrentar os desafios do mercado. Criou um Comitê de Sustentabilidade para avaliar suas atividades e inaugurou uma diretoria de Relações Internacionais que, posteriormente, deu início a um projeto de instalação de uma fábrica na Rússia. No mesmo ano, iniciou as obras da UnidadeAgroindustrial de Lucas do Rio Verde. O projeto é um dos maiores da companhia e compreende a construção de um abatedouro de aves, uma unidade de abate e industrialização de suínos, além de uma fábrica de rações. Em 2007, o Hot Pocket foi eleito “O Melhor do Brasil” por uma das mais importantes feiras de alimentos do mundo: a SIAL, em Paris. Foi nesse ano também que a Sadia realizou a primeira venda de créditos de carbono, obtidos com a captação de gases do efeito estufa. E antes mesmo do Protocolo de Kyoto, foi pioneira ao desenvolver projetos para a captação de metano da atmosfera, contribuindo para amenizar o aquecimento global. Neste ano também a Sadia entrou para o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), criado pela BMF&BOVESPA para analisar e reconhecer as empresas sustentáveis. Ainda em 2007, anunciou um plano ambicioso de investimentos para dobrar o faturamento da companhia em cinco anos. Modernizou também o armazémfrigorífico do Porto de Paranaguá, responsável por armazenar grande parte dos produtos exportados para mais de 60 países. De 3,1 mil toneladas, o armazém aumentou sua capacidade para 8,5 mil, representando um crescimento de 170%. Outra iniciativa fundamental foi o patrocínio às delegações olímpicas brasileiras que participaram dos Jogos no Rio 2007. O acordo, assinado com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), garantiu à Sadia exclusividade na categoria de alimentos e foi até os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Em paralelo, a Sadia revitalizou um dos símbolos mais
...