Desenvolvimento pessoal e profissional
Relatório de pesquisa: Desenvolvimento pessoal e profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Chiiicletinha • 13/11/2014 • Relatório de pesquisa • 6.896 Palavras (28 Páginas) • 284 Visualizações
Prointer_11 – Apresentação
O Trabalho desenvolvido para o Prointer_1 – 2014 (Universidade Anhanguera) foi realizado fora do campus Limeira/SP, a localização da empresa será na Rua Heitor Guimaraes, 55, Parque Egisto Ragazzo, Limeira – SP e tem como objetivo de criar uma empresa de desenvolvimento de sistemas de informática na área de gestão comercial e produção no segmento de semi joias, com a participação de sócios, aprendendo quanto a formação, desenvolvimento, prós e contras de uma organização. O Objetivo principal de empresa será oferecer aos clientes um sistema de gestão com tecnologia atual e futura baseando em novas tendências mundiais de mercado com a possibilidade de ser utilizado na empresa ou como fora da empresa, em dispositivos móveis, tais como, Tablet, notebooks e smartphones com total segurança e performance permitindo acessar os dados necessários em qualquer horário e local desde que tenha conexão de internet com velocidade de transmissão satisfatória.
2 – Descrição Situação
2.1 Problema
Várias empresas no segmento de semi joias na região encontram grandes dificuldades de encontrar um sistema de gestão comercial e principalmente na gestão de produção, os sistemas encontrados são na grande maioria adaptados para atender esses clientes, proporcionando uma performance abaixo do esperado com isso gerando grandes prejuízos financeiros. Além disso, quando encontra, na maioria das vezes, possuem vários problemas: desprende um grande período de treinamento; profissionais não envolvidos no segmento; procedimentos de operação bem mais complexos e confusos em virtude da adaptação; formulários com informações desnecessárias ao segmento e outros.
2.2 Embasamento Teórico
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Procuramos nos orientar nos seguintes conceitos de Cintra (2011), abaixo descritos:
“Fenômenos que interferem na nossa visão de mundo são: globalização, desenvolvimento da ciência e tecnologia, sustentabilidade, forças do contexto ambiental.”; outra opinião, “Na sociedade da informação todos estamos aprendendo a conhecer, comunicar-nos, a ensinar e aprender, a integrar o ser humano e o tecnológico; a integrar oaudiovisual, o grupal e o social.”, escreveu José Manuel Moran, nasceu na cidade de Vigo, Espanha, e em 1998 naturalizou-se brasileiro. É doutor em Ciências da Comunicação, com habilitação em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e bacharel em Televisão pela Escuela de Ciencias de la Educación y Comunicación Social da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
“Além de adaptações e mudanças, muitas vezes temos de lidar com uma ‘transformação’ ou uma ‘inovação’”; outra opinião, “Novamente, o segredo está nas pessoas. As empresas que escolhem ser greats (grandes) devem optar por times que vivenciem a experiência da inovação, que pensem ‘fora da caixa’ e que ditem as tendências, sob o ponto de vista do cliente. Hoje, a maioria dos clientes quer proximidade com seu parceiro, quer alguém que entenda do seu negócio e que compartilhe sua cultura, quer exclusividade e atenção. Dessa forma, apostar no desenvolvimento de talentos e formação de lideranças onde o cliente está é saudável e gera mais valor ao resultado do trabalho. Além disso, a formação de líderes locais traz uma visão diferente para toda a equipe, criando um ambiente multicultural e rico.”, escreveu Mauro Oliveira é diretor de Inovação, Marketing e Negócios da Ci&T, uma multinacional brasileira de TI, referência em inovação e outsourcing.
“O Poder dos relacionamentos é também conhecido como capital social”; outra opinião, “Seja cauteloso ao montar seu perfil e ao incluir fotos nesse tipo de site, pois ninguém sabe onde essas informações podem parar e que usos vão fazer delas. Evite colocar textos e fotos comprometedoras, porque podem cair nas mãos, por exemplo, de um profissional de seleção ou de pessoas mal-intencionadas”, escreveu Minarelli, fundador e presidente da Lens & Minarelli Associados, consultoria especializada e transição e aconselhamento de carreira para executivos.
Empreendedorismo
Procuramos nos orientar nos seguintes conceitos de Dornelas (2001) e Dornelas (2008), respectivamente abaixo descritos:
“Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”; outra opinião, “Apesar de ter certa relação, é um pouco simplista associar o empreendedor somente a “ter um negócio próprio”. Muito mais do que uma profissão, ser empreendedor é um estilo de vida, um comportamento.”, escreveu Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia.
“(...) não há outra saída para qualquer nação que queira desenvolver-se, a não ser através do espirito empreendedor de seus cidadãos.”; outra opinião, “Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado.”. outra opinião, “o empreendedor é alguém que aplica a “inovação” dentro do contexto do negócio para satisfazer a demanda de mercado não atendida.”, escreveu José Schumpeter (1934).
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Procuramos nos orientar nos seguintes conceitos de Ricardo Alves de Souza e Maria Balbina de Carvalho Menezes (2010), Rico (2004) e Moreira (1999), respectivamente abaixo descritos:
“Nas organizações, a procura por sobrepor-se em um mercado competitivo ensejauma nova visão na gestão de competência onde a inserção da Ética deve garantir além de agregação de valor na sociedade, posição que deve advir como consequência e não como fator primordial, uma sustentabilidade dos valores individuais, coletivos e organizacionais, os quais levam a organização a ser um referencial dentro do seu setor de atuação.”; outra opinião, “O verdadeiro sucesso nos negócios e na vida envolve três coisas – descobrir nossos talentos, desenvolvê-los e utilizá-los tanto para o bem alheio quanto para o próprio bem”. E que a essência do sucesso não reside, de modo algum, em dinheiro, fama, poder, status, fatia do mercado ou lucro. Esses são meros efeitos colaterais contingentes do verdadeiro sucesso. Tom Morris (professor de filosofia da Universidade de Notre
...