Dicionário De Termos Psiquiátricos
Exames: Dicionário De Termos Psiquiátricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JeanMagalhaes • 27/4/2014 • 825 Palavras (4 Páginas) • 7.801 Visualizações
JEAN PABLO MAGALHÃES
SAÚDE MENTAL
CENTRO TECNOLÓGICO PAJEÚ MOXOTÓ
SERRA TALHADA - 2009
DICIONÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DE PSIQUIATRIA
Alucinação : Percepção sensorial sem estímulo do orgão sensorial correspondente. Uma alienação. A pessoa com alucinação tem o senso imediato de que a sua percepção é verdadeira; em alguns casos, a alucinação provém de dentro do corpo. Algumas vezes, a pessoa com alucinação consegue ter o entendimento de que está com uma alteração de registro sensorial . Outras vezes, a intensidade do delírio concede ao indivíduo o peso de que o que percebe é a verdade absoluta. Em um sentido mais restrito, as alucinação indicam um distúrbio psicótico quando associadas a deficiência de prova da realidade.
Acatisia: É uma síndrome caracterizada por sentimentos subjetivos de ansiedade, perda da calma interna, incapacidade de relaxar, acompanhada por inquietação, tal como ficar andando, balançar o corpo para frente e para trás enquanto sentado ou em pé, levantar o pé como se marchasse no lugar, cruzar e descruzar as pernas quando sentado ou outras ações repetitivas e sem sentido.
Bradicinesia: Lentidão anormal dos movimentos voluntários, observada em certas perturbações psíquicas e em certos casos de encefalite.
Compulsão: É a necessidade patológica de agir segundo um impulso que, se controlado, produz ansiedade, comportamento repetitivo em resposta a uma obsessão, ou executado de acordo com certas regras sem outra finalidade verdadeira em si mesmo que não seja evitar que algo ocorra no futuro.
Donjuanismo: Uma personalidade que necessita seduzir constantemente, que aparentemente se enamora da pessoa "difícil "mas, uma vez conquistada, a abandona.
Elação: Transbordamento dos sentimentos instintivos e um afastamento mais acentuado da realidade. Todos os acontecimentos são recebidos com exagerada satisfação e felicidade pelo paciente, o qual, julga-se completamente imune aos acontecimentos negativos, mantém uma certa intimidade com divindades cósmicas e comporta-se destemidamente diante de qualquer desafio.
Fabulação: consiste no relato de temas fantásticos que, na realidade, nunca aconteceram. Em grande parte, resultam de uma alteração da fixação e de uma incapacidade para reconhecer como falsas as imagens produzidas pela fantasia.
Síndrome de Ganser: Transtorno Dissociativo que se manifesta por uma produção voluntária de sintomatologia psiquiátrica muito severa, exuberante e inusitada. No exame desses pacientes podemos perceber respostas incoerentes e discurso despropositado, cujo objetivo é convencer solidamente o observador de que o paciente de fato está louco.
Hipomnésia: Pode ser considerada como graus de hipofunção da memória, ou seja, são diminuições do número de lembranças evocáveis.
Ilusões: São percepções reais falsificadas e estudadas sob o título engano dos sentidos. Trata-se, na realidade, da interpretação distorcida de um objeto real, uma falsificação da percepção de um objeto que, de fato, existe. É uma percepção enganosa de um objeto real.
Labilidade emocional: É um estado especial em que se produz a mudança rápida e imotivada do humor ou estado de ânimo, sempre acompanhada de extraordinária intensidade afetiva.
Mioclonia: São movimentos involuntários muito bruscos dos
...