TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diciplina Online

Ensaios: Diciplina Online. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura Geográfica: é muito utilizada por empresas que têm filiais em vários locais de culturas e necessidades diferentes, assim necessitando de flexibilidade para as suas atividades, sendo então descentralizada no local. É uma estrutura que foca no cliente oferecendo uma diferenciação em produtos de região para região, sem padronização na linha de produtos.

Estrutura Matricial: ela tem o objetivo de utilizar o uso eficiente de recursos da estrutura funcional com a melhor coordenação e adaptação ao ambiente da estrutura divisional, procurando utilizar as vantagens dos outros tipos de estruturas em conjunto.

Daft (2008) apresenta três condições que indicam a sua utilização:

* Os recursos disponíveis são escassos e precisam ser compartilhados. Uma aplicação típica ocorre em empresas de porte médio, com uma quantidade moderada de linhas de produto, por não ter condições de manter financeiramente especialistas dedicados a cada linha.

* Existe pressão para a obtenção de resultados que conciliem resultados críticos, como a necessidade de conhecimento técnico especializado (estrutura funcional) ao mesmo tempo em que se acelera a colocação de novos produtos (estrutura divisional).

* A organização está inserida em um ambiente dinâmico, complexo e, portanto, incerto. As rápidas mudanças externas e alta interdependência entre as diversas áreas requerem grande volume de coordenação e processamento de informações, tanto no sentido vertical quanto no horizontal.

Estrutura Emergente

É os desenvolvimentos mais recente utilizados nas condições contemporâneas do ambiente organizacional. Dentro das estruturas emergentes nos temos cinco tipos de estruturas:

1. Horizontal

2. Equipes

3. Rede

4. Virtuais

5. Hibridas

Estrutura Horizontal: Utilizada em empresas de cultura aberta. Há a parcial eliminação dos limites departamentais e da hierarquia vertical. Objetivo desta estrutura é obter: flexibilidade e rapidez nas mudanças e foco no trabalho em equipe e nas metas organizacionais.

Estrutura por Equipes: é uma estrutura que torna a organização mais flexível e agiu no ambiente global e competitivo. Existem dois tipos de equipes:

* Equipe funcional cruzada: equipe formada por pessoas de diferentes departamentos funcionais, que resolvem problemas juntos. Cada um responde ao seu departamento e também a sua equipe.

* Equipe permanente: são constituídos como se fossem departamentos formais da organização. Todos trabalham juntos e respondem a um só gerente para solucionar problemas de interesses mútuos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com