Diferença Entre Administrador E Empreendedor
Casos: Diferença Entre Administrador E Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiara04 • 4/4/2014 • 524 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
A profissão de Administrador teve início no Brasil na década de 1965, mas a arte de administrar iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.c. quando os ancestrais sumerianos procuravam aperfeiçoar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Já o termo empreendedor é utilizado há muitos anos nos Estados Unidos, no Brasil ele foi difundido no final da década de 1990.
O administrador, profissional em Ciências da Administração, tem como função planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar uma empresa. Planeja com antecipação as atividades, avalia os objetivos da instituição e define estratégias para alcança-los.
Segue a regra da hierarquia onde as pessoas têm responsabilidades definidas por seus superiores que elaboram as regras e metas a serem seguidas, também organiza o andamento das atividades, como por exemplo: o que deve ser feito, como deve ser feito e por quem deve ser feito.
Enfim, o administrador deve acompanhar e controlar todos os processos e atividade da empresa, tanto administrativo como operacional. Um bom administrador gerencia uma instituição por anos, sempre com tudo planejado, funções distribuídas, com metas e métodos sendo seguidos etc.
O empreendedor é um administrador que investe em algo novo ou inova algo já existente e tem como meta tornar seus planos e sonhos em realidade. Uma das melhores definições de empreendedor é dada por George Bernard Shaw que diz: “Alguns homens veem as coisas e perguntam: Por quê? Eu sonho com as coisas e pergunto: Por que não?”.
Um empreendedor, não necessariamente, precisa de uma formação acadêmica, seu dinamismo em fazer, realizar e executar depende mais do seu poder de criação, transformação e inovação do que a sua formação no ensino superior, ele tem o poder de ver além do que os outros enxergam e sua coragem e determinação tornam seus planos em algo concreto.
O empreendedor não segue regras de limitações de conceito e normas e sim aquelas para fazer com que seu objetivo tenha mais chance de ser alcançado, corre riscos calculados e evita riscos desnecessários, busca o conhecimento e exige qualidade e eficácia. Apaixonado pelo que faz ele é dedicado, otimista, bem relacionado e comprometido. Segundo Martins (2013) “Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!”.
Os empreendedores são líderes e formadores de equipes, planejam cada passo de seu negócio e possuem conhecimentos práticos ou teóricos obtidos em cursos, palestras, publicações especializadas e conselhos de pessoas com experiência na área atuante etc.
Pode-se dizer que o empreendedor é o administrador dos tempos modernos, que condiz com a economia da sociedade atual, onde o novo sempre toma o espaço do que esta na moda com muita rapidez e dinamismo. Colabora com o crescimento econômico dos países, com a valorização da sociedade, a geração de empregos, a saída de pessoas da informalidade, e consequentemente, o aumento da arrecadação de capital que movimenta a economia.
Para uma perspectiva futura, todos nós deveríamos ter as qualidades de um empreendedor, não só em nossa vida profissional, como também em nossa vida social, ideias inovadoras fazem-se necessárias no mundo de hoje em todos os
...