TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Incidentes E Acidentes

Trabalho Universitário: Diferença Entre Incidentes E Acidentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 5

Como saber a diferença entre incidente, quase acidente e acidente?

Conceito legal: Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Conceito prevencionista: Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como conseqüência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.

Incidente

Vamos para um exemplo prático: Você cumpriu suas oito horas de trabalho e foi embora descansar. Ao retornar no dia seguinte, há uma lâmpada despedaçada sobre sua cadeira. Considerando que não houve dano pessoal algum e não teria a possibilidade de te atingir, pois você não estava no local, então dizemos que isso foi um incidente.*

Quase acidente

A mesma cena acima se repete, porém, desta vez você estava ao lado de sua cadeira. Por questões de segundos ou de centímetros, a lâmpada não te acertou. O evento foi o mesmo, mas neste caso, havia alguém próximo da ocorrência e que poderia ser atingido.

Acidente

Agora ficou fácil! O evento se repete, mas desta vez você estava sentado em sua cadeira e, obviamente foi atingido pela lâmpada. Seguindo este raciocínio, chegamos à conclusão que, mesmo não havendo lesão, o acidente aconteceu.

*Há empresas que adotam sistemas diferentes de classificação de acidentes e que nem se quer utilizam o termo quase acidente. Há empresas que utilizam o nível de acordo com a lesão (para acidente pessoal); extensão - para acidente ambiental e custos – para acidente patrimonial.

Exemplos:

Acidente pessoal = Nivel I, II, III, IV, V e VI (Obs. Não estamos falando aqui de gravidade, pois podemos ter um acidente nivel 1, mas com gravidade IV, por exemplo).

Acidente Ambiental e Acidente Patrimonial, seguem os mesmos níveis acima.

O acidente é, por definição, um evento negativo e indesejado do qual resulta uma lesão pessoal ou dano material. Essa lesão pode ser imediata (lesão traumática) ou mediata (doença profissional). Assim, caracteriza-se a lesão quando a integridade física ou a saúde são atingidas. O acidente, entretanto, caracteriza-se pela existência do risco.

Acidente do trabalho é aquele que ocorre durante o exercício do trabalho, no trajeto para o mesmo ou na volta para o lar, provocando lesão física, perturbação emocional ou redução da capacidade de trabalho temporária ou permanente.

Para evitar acidentes é necessário que todos os colaboradores estejam atentos a Segurança do Trabalho.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT apresenta a seguinte definição para o acidente do trabalho: "ACIDENTE DO TRABALHO (ou, simplesmente, ACIDENTE) é a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão" (NBR 14280/99, Cadastro de Acidentes do Trabalho - Procedimento e Classificação.)

Muitas vezes o acidente parece ocorrer sem ocasionar lesão ou danos, o que, a princípio poderia contradizer a definição acima apresentada. Alguns autores chamam esses acidentes de incidentes ou de "quase-acidentes". Outros autores, preservando a definição, os chamam de "acidentes sem lesão ou danos visíveis". Nesse caso o prejuízo (dano) material pode ser até mesmo a perda de tempo associada ao acidente.

Exemplificamos aqui dois acidentes com lesão:

1 - acidente: exposição do trabalhador a ruído excessivo

causa: ausência de isolamento acústico e/ou não utilização de protetor auricular

conseqüência: perda auditiva (doença profissional).

2 - acidente: queda do trabalhador de um andaime

causa: ausência da proteção lateral do andaime e/ou não utilização de cinto de segurança conseqüência: fraturas diversas (lesões traumáticas) e/ou morte.

O gerenciamento dos riscos associados ao trabalho é fundamental para a prevenção de acidentes. Isso requer pesquisas, métodos e técnicas específicas, monitoramento e controle. Os conceitos básicos de segurança e saúde devem estar incorporados em todas as etapas do processo produtivo, do projeto à operação. Essa concepção irá garantir inclusive a continuidade e segurança dos processos, uma vez que os acidentes geram horas e dias perdidos. Acima de tudo, entretanto, a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com