Diferenças entre Administrador e Empreendedor
Tese: Diferenças entre Administrador e Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rob3101 • 22/11/2014 • Tese • 258 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Diferenças entre Administrador e Empreendedor
Empreendedor
De acordo com Dornelas, empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoa transforma uma ideia em negócio. Entretanto, para ser empreendedor não precisa necessariamente abrir uma empresa, basta ter iniciativa, procurar oportunidades, contribuir com ideias e projetos inovadores.
Administrador
Administrador, segundo Fayol, é o ato de planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Com o tempo o conceito veio se aperfeiçoando, agregando a ele novas funções que foram desenvolvidas a partir da necessidade do mercado, como comunicar, dirigir e motivar as pessoas, analisar, dentre outros.
As diferenças
Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas. Por outro lado, nem todo administrador possui as habilidades e os anseios dos empreendedores, por mais eficaz que seja o administrador em realizar o seu trabalho. O empreendedor vai além das tarefas normalmente relacionadas aos administradores, tem uma visão mais abrangente e não se contenta em apenas fazer o que deve ser feito.
Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura e outros fatores na empresa que trabalha, já o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.
Em suma, o administrador está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes.
...