Digestão
Seminário: Digestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissa65 • 17/2/2014 • Seminário • 492 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
A absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ocorre em várias partes do sistema digestório. Cada porção da mucosa desde a boca passando pelo estômago, intestino até o ânus está especializada na digestão e absorção de diferentes vitaminas e minerais.
Estômago - Absorve o álcool, alguns sais minerais e água
Intestino delgado (duodeno) - Absorve ferro, cálcio, vitamina A, alguns aminoácidos e gordura.
Intestino delgado (Jejuno) - Absorve a maioria dos nutrientes como açucares, aminoácidos, vitaminas C, D, K, B1, B2, B3, B6, B12, potássio, fósforo e gorduras.
Intestino delgado (Íleo) - Absorve vitamina B12, sódio, cloro, potássio e sais biliares.
Intestino grosso - Absorve água, gorduras e açúcares.
Reto - Absorve água e controla a eliminação das fezes.
Os dentes, a língua, a saliva, o fígado e o pâncreas são outros órgãos do sistema digestório que participam da digestão dos alimentos para que possa ocorrer a absorção das vitaminas e minerais .
Digestão:
Em seres humanos, a digestão começa na boca, também conhecida como cavidade bucal ou oral, na qual o alimento é mastigado. A saliva é secretada em grandes quantidades (1 a 1,5 litros/dia) por três pares de grandes glândulas exócrinas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais) e por muitas outras menores na cavidade oral, onde é misturada, com a ajuda da língua, ao alimento mastigado. A saliva tem a função de limpar a cavidade oral, umedecer a comida e iniciar a digestão, pois contém enzimas como a amilase, que ajuda na decomposição química de polissacarídeos tais como o amido (quebrando-o em maltose e outros tipos de dissacarídeos). Ela também contém muco, uma glicoproteína que ajuda a amaciar a comida. Uma enzima adicional, a lipase lingual, hidrolisa triglicerídeos de cadeia longa em glicerídeos parciais e ácidos graxos livres.
A ato de deglutir transporta os alimentos mastigados para o esôfago, passando pela orofaringe e hipofaringe. O mecanismo para engolir é coordenado pelo centro de deglutição no bulbo e na ponte. O reflexo é iniciado por receptores de toque na faringe, e daí o bolo alimentar é empurrado para a parte posterior da boca.
O bolo alimentar passa da faringe para o estômago, através dos movimentos peristálticos (tecido muscular liso) no esôfago, continuando a sofrer a acção da saliva. Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar passará a sofrer a acção química do suco gástrico (que contem pepsina), transformando-se em quimo.
O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.
Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.
Fenômenos mecânicos
• mastigação
...