Diodos de ajuste
Resenha: Diodos de ajuste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davialvesdasilva • 15/9/2014 • Resenha • 215 Palavras (1 Páginas) • 195 Visualizações
Diodos de sintonia, diodos de capacitância variável, varicaps ou qualquer que seja o nome dado a este componente, sua aplicação em eletrônica é extremamente importante nos nossos dias. Com a possibilidade de se substituir o pesado e caro capacitor variável por um dispositivo semicondutor que pode ser controlado diretamente por circuitos externos, a sintonia de receptores, transmissores e osciladores torna-se muito mais simples. Neste artigo, veremos, de maneira bastante didática, como funcionam os Varicaps, mostrando alguns tipos comerciais de exemplo e até os circuitos em que eles são usados.
Os circuitos de sintonia da maioria dos receptores são formados por uma configuração tradicional em que uma bobina é ligada em paralelo com um capacitor,Para que possamos variar a frequência de sintonia de um circuito deste tipo existem duas possibilidades: utilizar uma bobina ou indutor variável ou então um capacitor variável.
A indutância de uma bobina pode ser variada numa certa faixa de valores pelo deslocamento do núcleo no seu interior, mas este não é um processo muito prático, sendo utilizado apenas nos casos em que se deseja uma mudança numa margem muito estreita de frequências.
A sintonia pelo ajuste do núcleo é mais usada nos casos em que se necessita de um ajuste único da frequência de ressonância, como por exemplo em transformadores de FI, bobinas osciladoras
...