Direito Civil II - Caso Concreto 1 E Caso Concreto 2
Monografias: Direito Civil II - Caso Concreto 1 E Caso Concreto 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/12/2014 • 252 Palavras (2 Páginas) • 756 Visualizações
AULA 1
CASO CONCRETO 1
A) R= Sim, é o ramo que cuida dos direitos patrimoniais, e suas relações obrigacionais são geralmente as trocas de bens.
B) R= Sim. O princípio da eticidade valoriza o ser humano na sociedade, e se concretiza no abandono da formalidade e tecnicismo exacerbados, sem a preocupação d a perfeita subsunção entre fatos e normas. O sistema de cláusulas gerais deverá ser norteado pela moralidade, ética, bons costumes e boa fé objetiva. Já o princípio da sociabilidade se prevalece de valores coletivos sobre os individuais, e da revisão dos direitos e deveres dos cincos principais personagens do direito privado tradicional: o proprietário, o contratante, o empresário, o pai de família e o testador.
C) R= Sim, eles não se confundem. Obrigação é a relação jurídica de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor, consiste numa prestação pessoal econômica positiva ou negativa, garantindo-lhe o adimplemento através de seu patrimônio. O ônus jurídico caracteriza-se pelo comportamento “uso e gozo”. Trata-se de um encargo que deve ser cumprido em prol de uma vantagem consideravelmente maior, e estado de sujeição significa obediência.
CASO CONCRETO 2
R=
1) Obrigação contratual
2) Ato ilícito
3) Ato unilateral
4) Obrigação contratual
5) Obrigação contratual
QUESTÃO OBJETIVA
R= Letra E
AULA 2
CASO CONCRETO 1
R= para Marina receber o valor pago, deverá apenas demonstrar que efetuou o pagament0o antes do implemento da condição. E poderá se basear pelo art. 876 do CC.
CASO CONCRETO 2
R= que a gorjeta é um tipo de obrigação natural, ou seja é aquela que não é obrigado a pagar, portanto é possível pedir restituição.
QUESTÃO OBJETIVA 1
R=Cumulativa – Letra D.
QUESTÃO OBJETIVA 2
R=Letra E
...