Discorra Sobre Como Se Forma Um Mercado De Capitais Forte E Sua Ligação Com O Desenvolvimento Econômico.
Dissertações: Discorra Sobre Como Se Forma Um Mercado De Capitais Forte E Sua Ligação Com O Desenvolvimento Econômico.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinalima09 • 21/9/2014 • 364 Palavras (2 Páginas) • 1.062 Visualizações
Primeiramente, precisamos entender o que é Mercado de Capitais e como é formado. O Mercado de Capitais é u sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem como objetivo proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresa, ou seja, fazer o título virar direito e viabilizar seu processo de capitalização. É formado pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Nesse mercado são feitas as negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e demais derivativos autorizados à negociação.
Sabemos que são grandes os desafios do desenvolvimento em um mundo globalizado, por isso países emergentes, como o Brasil, tem investido em tecnologia e na eficiência do capital humano que são fatores muito importantes para inserir competitivamente o país no cenário mundial. Todos os fatores que estimulam a produtividade do país passam a ser prioridade para gerar o desenvolvimento do mesmo.
Um Mercado de Capitais forte é fundamental para a formação e alocação de capital de forma eficiente e no montante adequado para financiar o crescimento econômico. Para se formar um mercado de capitais forte é de extrema importância que o país não esteja passando por uma instabilidade econômica. Quando se forma um mercado de capitais forte, benefícios diretos são trazidos à atividade econômica, pois se aumenta as alternativas de financiamento do investimento e reduz-se seu custo. E principalmente, eleva-se a competitividade da economia em geral.
Para ocorrer avanços no mercado de capitais, são necessárias várias modificações, vamos analisar o caso do Brasil. Primeiramente, uma reforma tributária deve ser feita urgentemente, em particular, na CPMF, quem incide sobre transações financeiras. É necessário também, diminuir as taxas de juros, que hoje, é uma das mais altas do mundo, inibindo o crescimento das operações de crédito. Outros fatores importantes seriam o estímulo aos fundos previdenciários, a discussão sobre a difusão de Princípios de Governança Corporativa e mudanças na Lei das Sociedades Anônimas.
Contudo, investir em um Mercado de Capitais forte é impulsionar a economia do país, sabemos que não é tão simples, mas diversos fatores, como os citados acima podem ajudar, basta que à frente esteja um bom administrador que queira o melhor para sua empresa e para o seu país.
...