Discussão sobre ética na profissão de contador
Artigo: Discussão sobre ética na profissão de contador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deodoro2014 • 27/5/2014 • Artigo • 570 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
De tempos em tempos, os contadores profissionais encontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações, que vão desde as mais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.
Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras ,evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral.
Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade, jamais deveria ser esquecido em qualquer atividade profissional. Demanda-se, a cada dia, mais transparência e disseminação ética em todos os atos. Inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissão com competência técnica e aplicação das regras inerentes á ciência contabil.
.
2 DESENVOLVIMENTO
Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional
e a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, atualizou o Decreto-lei nº
9.295, que rege a profissão e foi editado em 27 de maio de 1946.
A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as
mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado
em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de
Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os
deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas
3 CODIGO DE ETICA E PENALIDADES
O profissional contábil é aquele cuja atividade é, basicamente, a prestação de serviços e tem como função registrar, avaliar e informar ,por meio de pareceres ,laudos e estudos , a situação de natureza física, financeira e econômica do patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas, dando –lhes parâmetros para a tomada de decisões . Seu trabalho é de grande responsabilidade e fundamental para a sobrevivência das empresas.
Alguns de seus deveres. revistos no artigo 1 do código de ética profissional. São:
Exercer a profissão com zelo, diligencia e honestidade;
Guardar sigilo sobre razão do exercício profissional licito, ressalvados em casos previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes como , por exemplo. Conselhos regionais de contabilidade:
Zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros.
O artigo 9 preve conduta do contador colegas, a qual deve ser pautada nos princípios e considerações, respeito e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.
O comportamento do contador, diante
...