Dissertação acidentes aéreos
Por: Jeanni Cavalcanti • 10/9/2016 • Dissertação • 368 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Em um acidente aéreo a complexidade de descobrir os motivos do mesmo e de quem é a culpa se torna maior porque depende dos resultados dos relatórios oficiais para alguma comprovação de especulações. Muitas vezes são muitos fatores envolvidos que juntos contribuem para um acidente e perguntas que precisam ser respondidas e não há um culpado.
No acidente áureo que ocorreu com Eduardo Campos, Oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram em seu relatório final quatro fatores que contribuíram para a queda do avião: a atitude dos pilotos, as condições meteorológicas adversas, a desorientação espacial e a indisciplina de voo entre outros que podem ter contribuído, mas não foram comprovados pela investigação de acordo com o relatório.
Analisando a atitude dos pilotos e a indisciplina de voo que de acordo com o relatório foram considerados fatores que contribuíram para queda. Segundo o Cenipa a Indisciplina de voo, sem motivo conhecido, houve um desvio da aeronave no momento da descida. Atitude dos pilotos no momento de aproximação do solo, o fato de os pilotos terem feito um trajeto diferente do programado destaca que eles não aderiram aos procedimentos previstos ao fazerem a aproximação da pista de pouso de modo diferente do padrão, o que terminou gerando a necessidade de arremeter que em acordo com as normas se mostra seguro tal procedimento. Nas gravações através do rádio o piloto informou que tinha tomado os procedimentos para pouso, mas a posição da aeronave era outra. Segundo normas e as medidas que evitariam o risco da queda, o piloto deveria ter feito duas curvas no espaço aéreo próximo à pista de pouso – chamadas “bloqueio” e “rebloqueio” –, mas seguiu direto em direção à pista, em uma espécie de “atalho”.
Diante das análises é sugestivo entender que as atitudes humanas fora de padrão previamente analisados e aprovados como medidas seguras e com menos probabilidade de acidentes, são mais viáveis e seguras mesmo que no momento se ache necessário manobras diferentes. Seguir os parâmetros e normas pré-estabelecidas pelos órgão competentes se torna imprescindível, as atitudes são relevantes para prevenção e seguir um roteiro seguro.
O documento não mostrou possibilidades de falhas da aeronave pela tragédia.
Referências bibliográficas
www.youtube.com/watch?v=l9SessQQ7Vk
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/imagem-inedita-mostra-o-que-sobrou-do-aviao-de-queda-em-santos.html
...