Doenças relacionadas ao sedentarismo
Por: samyrmustafa • 1/5/2016 • Dissertação • 402 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Trabalho sobre o tema: “Doenças relacionadas ao sedentarismo”
O sedentarismo nada mais é do que a falta ou a grande diminuição da atividade física. O indivíduo sedentário é aquele que gasta poucas calorias por semana e consequentemente as acumula, tendo assim o ganho de massa corporal considerada gorda. O sedentarismo provoca o desuso dos sistemas funcionais, o aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas do corpo humano entram em um processo de regressão funcional, ocasionando um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, músculos esqueléticos, perda de flexibilidade articular e o comprometimento funcional de vários órgãos.
A falta de atividade física é associada como o principal fator de risco para a morte súbita e também associada às causas ou agravamento da grande maioria das doenças.
Doenças associadas à vida sedentária:
- Hipertenção arterial;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Ansiedade;
- Aumento do Colesterol;
- Infarto do Miocárdio;
- Asma;
- Alguns tipos de câncer;
- Distúrbios psicológicos;
A alimentação sem qualidade também influencia negativamente. A ingestão de alimentos ricos com colesterol, como: manteiga, bacon, creme de leite, queijos amarelos, podem ocasionar o entupimento de veias e artérias.
Algumas atividades podem ser realizadas para minimizar os casos de sedentarismo, como exemplo podemos citar: o exercício de atividades físicas diariamente, a prática de atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, ginástica, exercícios com pesos, jogar bola, etc. Evitar o uso de drogas, bebida alcoólica e fumar também auxiliam no combate ao sedentarismo.
O primeiro passo a ser tomado para evitar as doenças relacionadas ao sedentarismo é a mudança de hábitos. Antes de ser iniciada qualquer atividade física é importante a realização de uma avaliação médica, que pode ser realizada com um cardiologista. Todas as atividades devem ser acompanhadas por um profissional, se as atividades forem realizadas de maneira incorreta, problemas futuros poderão ocorrer. Com o acompanhamento correto poderemos evitar dores, traumas e lesões musculares.
Atividades comuns podem aumentar o gasto calórico, como a troca das escadas rolantes pela escada comum, fazer caminhadas, pedalar para o trabalho em vez de utilizar o carro. Ações como estas podem amenizar o sedentarismo e trazer benefícios como: melhora da autoestima; ajuda na prevenção da hipertensão arterial e problemas respiratórios; reduz a depressão, o estresse e a ansiedade; auxilia no bom funcionamento do intestino; fortalece o coração; etc.
Portanto, devemos adicionar nas nossas atividades diárias a realização de atividades aeróbicas, acompanhados de profissionais, que proporcionem um grande gasto calórico e uma boa alimentação, essas ações evitarão doenças e trarão muitos benefícios à nossa vida.
...