Dose Letal
Artigo: Dose Letal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hgcb • 5/11/2014 • 786 Palavras (4 Páginas) • 630 Visualizações
. INTRODUÇÃO
Diversos fatores interferem em como um indivíduo responde a um medicamento. Portanto, dentro de uma população, doses iguais do mesmo fármaco podem provocar efeitos farmacológicos desejáveis e indesejáveis de intensidades diferentes, demonstrando uma variedade farmacodinâmica populacional. Desse modo, a distribuição da relação entre dose e porcentagem de indivíduos que respondem a um fármaco em uma população segue uma distribuição normal, a partir da qual podem ser calculados dois parâmetros importantes para se avaliar a segurança de um fármaco: a dose eficaz mediana (ED50), e a dose letal mediana (LD50). A dose eficaz mediana é a dose administrada em uma população capaz de produzir determinado efeito farmacológico em 50% dos indivíduos. A dose letal mediana é a dose administrada em uma população capaz de matar 50% dos indivíduos. A razão entre a dose letal mediana e a dose eficaz mediana nos fornece o índice terapêutico do medicamento, útil para expressar se o medicamento começa a gerar toxicidade numa dose muito próxima à dose capaz de produzir efeitos desejáveis.
Objetiva-se com o experimento de administração de tionembutal sódico via parenteral em Mus musculus exemplificar o estudo da toxicidade de uma droga e estabelecer a correlação dose-efeito de uma droga em grupos de animais.
3
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Inicialmente, pesou-se 56 animais da espécie Mus musculus. Conhecendo-se o peso, calculou-se o volume necessário do fármaco tionembutal sódico, sabendo-se que se deve usar 0,01 mL de fármaco para cada grama do animal.
Separou-se então os animais em 4 bancadas, com cada bancada contendo 14 camundongos. Em cada mesa, subdividiu-se os camundongos em três grupos: o primeiro contendo cinco animais, o segundo contendo cinco animais e o terceiro contendo quatro animais. Para cada grupo, administrou-se uma dose diferente do medicamento anestésico via intraperitoneal. O primeiro grupo recebeu uma dose de 50 mg/kg, o segundo grupo recebeu uma dose de 100 mg/kg, e o terceiro grupo recebeu uma dose de 200 mg/kg.
Após a aplicação, esperou-se 20 minutos e foi observado se os animais estavam anestesiados ou não e mortos ou não, para cada dose utilizada. Os resultados de cada bancada foram anotados em uma tabela e reunidos, e a partir deles construiu-se um gráfico no programa Microsoft Excel 2010, relacionando a dose aplicada e a porcentagem de indivíduos que sofreram anestesia ou morreram.
A partir do gráfico, determinou-se os valores da dose eficaz mediana e da dose letal mediana do tionembutal sódico na espécie Mus musculus. O índice terapêutico (IT) do fármaco também foi calculado, utilizando-se a fórmula IT = LD50/ED50.
Após coletados os resultados, os animais foram sacrificados aplicando-se uma injeção letal de tiopental sódico.
4
3. RESULTADOS
Foram obtidos os seguintes resultados:
TABELA 1. EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO INTRAPERITONEAL DE DOSES DE 50 mg/kg, 100 mg/kg e 200 mg/kg DE TIONEMBUTAL SÓDICO EM Mus musculus. TERESINA, 2014.
DOSAGEM
No. ANIMAIS
ANESTESIADOS
MORTOS
% ANESTESIADOS
% MORTOS
1a DOSE (50 mg/kg)
20
11
0
55%
0%
2a DOSE (100 mg/kg)
20
19
1
95%
5%
3a DOSE (200 mg/kg)
16
16
8
100%
...