TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Déficit De Atenção

Monografias: Déficit De Atenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO DEFICIT DE ATENÇÃO

O déficit de atenção ou hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de dúvidas, causando bastante transtorno. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde não existem. Os sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira inconsequente. Causando prejuízos na vida afetiva, na escola e também no trabalho. Entre 3 e 6% das crianças em fase escolar são diagnosticadas com este transtorno e desses, 30 a 50% persistem até a idade adulta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.

Segundo Piaget, podemos possibilitar o aprendizado dos alunos através de jogos e objetos, assim os alunos se sentem mais socializados. Os jogos favorecem a comunicação, possibilitando que os mesmos trabalhem em equipe, estimulando a cooperação. Durante os jogos o professor assume um papel importante o papel de mediador, tendo a função de organizar a atividade, estabelecer regras e fazer com que estas sejam cumpridas, além de desenvolver diversas habilidades os jogos são uma diversão. Vygostsky definiu que o brinquedo como sendo uma atividade que proporciona experiências diferentes, sendo umas mais agradáveis que as outras. As atividades lúdicas possibilitam que a criança aprenda de uma forma mais alegre, divertida e prazerosa, além de que brincar é a linguagem natural da criança. O professor pode propor jogos tradicionais ensinando a fazer alguns objetos ou brinquedos reciclando o que iria para o lixo, despertando o prazer de aprender e reciclar. As atividades lúdicas também facilitam a aprendizagem, favorecem a socialização e a cooperação entre os alunos. No Behaviorismo todo comportamento é através de estímulos e resposta, o professor tem que saber antecipadamente o que vai ensinar para os alunos, ter um cronograma definido, passar atividades para serem feitas em casa, aplicar provas para poder saber o que os alunos conseguiram aprender.

“Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (Bettelheim, 1984, p. 105)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com