ED ECONOMIA
Trabalho Escolar: ED ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: decaa • 21/3/2015 • 456 Palavras (2 Páginas) • 1.513 Visualizações
1º Exercício
Leia atentamente o trecho proposto. “O conceito de necessidade humana é concreto, neutro e subjetivo; porém, para não se omitir da questão, definir-se-á “necessidade humana” como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo. Assim sendo, ao economista interessa a existência das necessidades humanas a serem satisfeitas com bens econômicos, e não a validade filosófica das necessidades”.[...]. “O fato concreto é que no mundo de hoje todos desejam e pensam que necessitam de geladeiras, esgotos, carros, televisão, rádios, educação, cinemas, livros, roupas, cigarros, relógios. As ilimitadas necessidades já se expandem para fora da esfera biológica da sobrevivência”. (SILVA, Cézar Roberto Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 19ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2010, p.6-7). Da leitura do trecho proposto é possível:
I – perceber de que se trata de uma das primeiras investigações da Ciência Econômica, ou seja, da questão relacionada ao atendimento às necessidades humanas.
II – dizer que as necessidades humanas são ilimitadas, surgindo, então, o problema econômico fundamental.
III – entender que as necessidades humanas renovam-se com o tempo em função da criação de novos desejos.
Considerado isso, é possível afirmar que:
A Apenas I está correta.
B Apenas II está correta.
C Estão corretas I e II, apenas.
D Estão corretas II e III, apenas.
E Estão corretas I, II e III.
Comentário:
2º Exercício
Observe a seguinte definição de bens econômicos e bens livres: “Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico. O ar, por exemplo, é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico, porque é escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econômicos se dividem em cinco grupos principais. São eles: bens de capital ou de produção (máquinas e equipamentos); bens de consumo (brinquedos, um par de sapatos – aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produção ou industrialização); bens de consumo durável (máquina de lavar roupa, imóvel – que só são trocados após períodos longos de uso); bens de consumo semi-durável (carro, roupa – os que precisam ser trocados periodicamente); bens de consumo não-durável (alimentos)” (Dicionário de Economia da Unb, disponível em http://e-groups.unb.br/face/eco/inteco/paginas/dicionariob.html, acesso em 15 de fevereiro de 2010).
Consideremos agora que as necessidades humanas fundamentais são muito maiores do que somente as biológicas, como dormir, respirar, etc. Nesse sentido, podemos admitir que as necessidades humanas fundamentais:
I. Dependem, por completo, da produção de bens econômicos pela respectiva
...