ED FISICA
Pesquisas Acadêmicas: ED FISICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luuizgomes • 22/10/2014 • 254 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Ao pensarmos nas questões relativas à educação inclusiva, diante do contexto histórico em que nos inserimos, podemos citar ‘’Pablo Gentille’’ quando o educador argentino analisa o apartheid educacional na América Latina. O avanço nos processos de universalização da escolarização básica, o aumento das taxas de permanência e a diminuição dos índices de analfabetismo indicam a diminuição progressiva dos índices de exclusão educacional, conforme comemoram os governos neoliberais e conservadores neste contexto durante os últimos vinte anos.
Gentille chama a atenção para uma avaliação precipitada que pode conduzir a tendências perversas na dinâmica da democratização e discute que o acesso à escola não garante um ensino de qualidade. Tal processo, ele denomina exclusão includente. As políticas públicas discursam a partir de ideais de inclusão, de democratização, de eqüidade, mas na realidade, nos diferentes contextos sociais as condições de ensino e de trabalho, bem como a realidade social das famílias, não possibilita a concretização destes belos ideais. Não estaríamos no campo da Educação Inclusiva caminhando no sentido de avançar nos discursos e muito pouco no que diz respeito a um verdadeiro processo de inclusão? Não podemos analisar esta problemática de forma isolada, pois a “educação física inclusiva” está inserida num contexto mais amplo, e vive as mesmas limitações das demais modalidades educacionais na sociedade brasileira. Sendo assim, neste processo não se trata apenas de matricular as crianças nas escolas, mas de garantir que permaneçam e aprendam, se desenvolvam e caminhem com autonomia.
...