TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  26/8/2015  •  Monografia  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

FOLHA DE APROVAÇÃO

ANA PAULA MORAIS DA COSTA

CARLOS ALBERTO DA SILVA

VALÉRIA SANCHES

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

        

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Ambiental, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96        

Aprovado(a) em: ____/____/2015

Examinadores:

____________________________________________

PROF.

CURSO:

____________________________________________

PROF.

CURSO:

____________________________________________

PROF.

CURSO:

RESUMO

Procuramos neste trabalho compartilhar nossa angústia no sentido de vermos cada dia mais e mais, a degradação de nosso meio ambiente. Objetivamos observar as leis de proteção, buscamos elementos da degradação, fomos em busca também de possibilidades de proteção,  prevenção e educação. Mas também, é uma angústia nossa, é que a sobrecarga sobre a sociedade, principalmente no Distrito de Vila Guay – Bairro Vila – Município de Ibaiti está ocorrendo no momento um fato real de falta de consciência sobre a degradação do meio ambiente, é o esgoto a céu aberto. Autoridades foram reclamadas, denúncias foram relatadas aos órgãos competentes, e, ainda continuamos vivendo este fato desagradável à população. Sabemos que é dever do Estado, sabemos que é dever das entidades organizadas, das ONGs, da mídia, do rigor na fiscalização e no cumprimento da lei e da conscientização individual e coletiva da sociedade. É uma enorme responsabilidade esta área, pois nela está o futuro de nossa geração, por isso esta nossa preocupação. Gostaríamos que a sociedade tivesse maior força junto às possibilidades de cumprimento das leis nacionais para que se processasse não apenas a teoria, mas que na prática a transformação fosse imediata e em enorme escala. E se cada um de nós tomássemos uma pequena iniciativa que fosse, fossemos instruídos adequadamente, quanto a preservação ambiental, muitas das calamidades ambientais seriam disseminadas do meio de nossa comunidade.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Preservação, Natureza.



  1. INTRODUÇÃO

Vivemos um novo século onde a tecnologia se faz presente nos aspectos mais simples do cotidiano, proporcionando conforto e bem estar. Para atender essa imensa demanda os setores produtivos se utilizam cada vez mais dos recursos naturais, dentre eles, a água, o ar, recursos minerais e outras fontes energéticas da natureza. Essa utilização desequilibrada leva ao melhoramento do padrão de vida, porém, compromete a qualidade de vida.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

O presente trabalho tem por objetivos investigar a origem e os “porquês” da intervenção do homem, provocando malefícios ao meio ambiente. Investigar, também, a educação sócio ambiental e sua necessidade informativa tanto nas esferas escolares bem como na coletividade como um todo, para que dessa forma, crianças e adolescentes possam no futuro ser cidadãos críticos, participativos e responsáveis pela questão ambiental com o objetivo principal de conscientizá-los para a preservação ambiental. Visualizar as possibilidades de proteção e preservação ambiental nos moradores da Vila Nova numa compreensão e conscientização de sua participação no processo; Promover meios que possam ajudar a desvendar certos valores, assim como, desenvolver nos moradores atitudes de preservação e uso adequado dos recursos naturais, bem como a preservação dos mesmos; Contribuir através deste estudo auxiliar futuros acadêmicos da área da Questão Ambiental que possam se inserir na democratização no que diz respeito ao uso dos recursos naturais e sociais. 

Justifica-se este nosso trabalho buscando visualizar e estender uma preocupação não só individual, mas coletivamente e também as possibilidades de estimularmos e reorganizar novas consciências, preocupadas e compromissadas com o meio ambiente e, também, com os problemas decorrentes do mal uso e a falta de cuidado ao meio ambiente, e que todos possam ter o acesso a maiores informações e conhecimentos, e com isto tomem novas atitudes, motivações para trabalhar de maneira coletiva e individual para buscar soluções para os problemas existentes.

Um dos problemas que nos levaram a este empreendimento de pesquisa é que a violência ao meio ambiente se instalou de certa forma, onde grande parte dos recursos naturais estão comprometidos e ainda sobre as questões da poluição, do desmatamento, do desperdício, urbanização sem planejamento, camada de ozônio, efeito estufa, etc., pressupõe que a defesa do meio ambiente deve ser compreendida como uma luta de afirmação humanista. E mais especificamente no Bairro Vila Nova do Distrito de Vila Guay no Município de Ibaiti – Paraná onde há esgoto a céu aberto e os dejetos caem todos em um ribeirão e que ainda não foram tomadas soluções pelos órgãos competentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (271.6 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com