EM BUSCA DE MAIOR CONHECIMENTO
Artigo: EM BUSCA DE MAIOR CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lowen • 13/5/2014 • 2.376 Palavras (10 Páginas) • 290 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A evolução teorica da administração 4
2.1 A abordagem classica da administração 4
2.2 A abordagem sistêmica na administração 5
2.3 A abordagem contingencial da administração 5
2.3.1 Teoria RH 5
3 O VALOR DO TRABALHO NA VISÃO SOCIOLÓGICA 8
3.1 Teoria do trabalho na visão de Emile Durkhiem 8
3.2 TEORIA DO TRABALHO NA VISAO DE MAX WEBER 8
3.3 TEORIA DO TRABALHO NA VISAO DE KARL MARX 9
3.4 Relação humana e os níveis de linguagens usadas em diversas situações 10
4 Pesquisa de campo 11
5 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho tratará de resolver as questões levantadas e que foram elaboradas para o melhor direcionamento do desenvolvimento humano dentro das teorias da administração.
Sendo assim será objetivo e seguro nas afirmações aplicadas para o melhor aprendizado do colaborador e também poderá servir como exemplo para os próximos colegas de dependência na Unopar.
Portanto, este trabalho irá ter em seu desenvolvimento a evolução da teoria da administração no olhar das disciplina, Filosofia, Sociologia, Comunicação e Linguagem e Teoria da Administração I.
2 A EVOLUÇÃO TEORICA DA ADMINISTRAÇÃO
Para melhor entendimento nas questões levantadas a divisão das teorias no contexto das suas abordagens. Sendo assim mais fácil o entendimento das questões, irá mostrar as habilidades dos administradores e suas adaptações com o tempo. Com uma visão ao ser humano, e como as teorias da administração vêem o individuo.
Comunique claramente o beneficio do produto. Idosos são pessoas objetivas, que não compram produtos, mas soluções. Se a comunicação transmitir claramente os benefícios que eles procuram, naturalmente irão se interessar. (DOMINGOS, 2009, p. 273).
2.1 A ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Nesta abordagem vamos conhecer dois administradores que contribuíram para formar a teoria cientifica. O administrador Taylor em seus analise de organização preocupou – se em definir uma divisão de trabalho em funções determinadas. Entretanto em uma visão dentro do chão de fabrica. O administrador Fayol apresentou as seis funções básicas na organização, encarando os problemas a partir de uma ótica do nível diretivo (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005, p.61). Então na administração a ênfase de Taylor estava nas tarefas, já na de Fayol estava na estrutura.
As funções apresentadas por Fayol; função técnica relaciona com a produção e serviços da empresa, função comercial relacionada com a comercialização compra venda e troca de produtos, função financeira sistema de contador que administra o capital da empresa, função de segurança relacionada com a segurança e proteção das pessoas que trabalham na empresa, função contábil esta relacionada com inventários, balanços e estatísticas e a função administrativa para esta funcionar bem todas as outras funções trabalham integradas, com umas atividades especificas que foram adaptadas no dias de hoje em planejamento, organização, liderança e controle. Segundo o livro de teoria da administração I.
2.2 A ABORDAGEM SISTÊMICA NA ADMINISTRAÇÃO
Nesta abordagem encontramos a teoria de sistemas que contribui diretamente na ciência da comunicação e do controle. Esta o administrador deverá fazer uma analise e pesquisa das linguagens usarem dentro dos setores da empresa.
No entanto uma empresa é cercada por um conjunto de interações que envolvem a empresa, são os clientes, os fornecedores, os concorrentes, etc., a globalização exige que a empresa se intere com as organizações que a relacionam com o seu ambiente e na busca do interesse. Na qual a empresa não é auto-suficiente, ela é dependente de seu ambiente para os insumos necessários à sua sobrevivência e para alcançar seus produtos. Segundo uma visão atual.
2.3 A abordagem contingencial da administração
Na abordagem contingencial analisa que as práticas gerenciais precisam ser modificadas para dar conta de fatores que podem ocorrer eventualmente, isto é, o gerente deve se organizar de modo a prever fatores situacionais, e a empresa deve estar preparada para esses fatos eventuais, destacando o administrador que esta envolvendo com o trabalhador. Nas teorias que compõem esta abordagem veremos como o individuo foi valorizado.
2.3.1 Teoria RH
No entanto nesta teoria a maior preocupação era o comportamento humano e o relacionamento informal e social dos participantes dos grupos sociais que determinam o comportamento individual. Para o administrador entende-se que se o trabalhador estando bem fisicamente e psicologicamente produzirá mais e se gostar do que faz não terá desistência sem justa causa. O que era válido para uma organização humana era válido para as demais.
2.3.2 Teoria Clássica
Esta é uma organização de um regime fechado, rígido e mecânico sem conexão com seu ambiente exterior. A preocupação dos autores clássicos era encontrar a melhor maneira de organizar, valendo para qualquer tipo de organização. Aplica-se o bom senso. O que valia para uma organização valia para as demais. Nesta visão do individuo era mais um trabalhando sem que seu trabalho fosse valorizado pela diferença de quem estava operando.
2.3.3 Teoria Burocracia
Esta teoria encontra-se nas obras de MAX WEBER; preocupado com os aspectos internos e formalidades de um sistema fechado, na divisão do trabalho, no poder da autoridade, na imposição de regras e disciplina. Regrando um caráter racional, legal, impessoal e formal para a máxima eficiência. Com essa teoria concluíram que o ambiente não influencia o grupo, mas sim a cumplicidade entre o grupo, notou que comportamento e sentimentos eram estreitamente relacionados, notando que as influencias do grupo afetavam o comportamento individual.
...