ENSAIO DE UMIDADE
Ensaios: ENSAIO DE UMIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andmoreira • 12/3/2015 • 707 Palavras (3 Páginas) • 413 Visualizações
1. RESUMO
Foi feita a preparação da amostra para ensaios de caracterização, pegamos uma amostra que estava em processo de secagem foi feito o quarteamento da mesma, ou seja a amostra é dividida em duas partes sendo uma delas descartada e a outra é pesada para obtermos 1500 gramas. Em seguida foi feito o destorramento para que possamos passar a amostra na peneira de 2mm. O material que ficou retido na peneira de 2mm foi separado para ser peneirado futuramente em peneiras maiores. O material restante foi separado da seguinte forma.
Mais ou menos 50 gramas para umidade hidroscopica sendo colocado na cápsula 29 com o peso de 15,72 gramas e com o solo úmido dando um total de 90,33 gramas.
Mais ou menos 70 grams para granulometria das frações < que 2,00mm .
Mais ou menos 100 gramas para densidade real (foi utilizado 100 gramas pois o laboratório da universidade só possui picnômetro grande).
A fração desprezada da amostra é passada na peneira numero 40. O material restante foi separado da seguinte forma.
Mais ou menos 70 gramas para limite de liquidez.
Mais ou menos 50 gramas para limite de plasticidade.
Após a separação das amostras, foi utilizado uma porção da amostra descartada do segundo peneiramento, para fazermos o primeiro ensaio. Como este solo tinha pouca umidade foi colocado um pouco de água para o teste se tornar mais próximo da realidade.
Método da estufa
Pesou-se uma cápsula de número 36, seu peso foi de 16,76 g. Em seguida colocou-se o solo úmido na cápsula e obtivemos o peso de 55,36 g. Após a pesagens o material foi colocado na estufa juntamente com a amostra de umidade higroscópica por 24horas. Após este período o material foi pesado e obtivemos o peso de 51,41g.
Método do Álcool
Pesou-se a cápsula mais o suporte e obtivemos o peso de 33,59g. Em seguida colocou-se o solo úmido na cápsula e obtivemos o peso de 67,92g. Foi adicionado álcool ao recipiente aonde se encontrava o solo úmido e foi posto fogo. Repetiu-se o procedimento anterior por mais duas vezes. Por fim pesamos a cápsula junto com o suporte e o solo seco e obtivemos o peso de 63,96g.
Método Speedy
Foi estimado pela experiência do professor que a umidade no solo seria de 10% e consultando a tabela do método Speedy tivemos a orientação de separar 20g de solo úmido. Apos o material ser pesado, foi colocado dentro do recipiente metálico juntamente com duas esferas de aço e uma ampola de carbureto de cálcio. O recipiente foi fechado, balançado para que a ampola fosse quebrada e o material misturado. Aguardamos até a pressão ser estabilizada. Apos algum tempo foi marcado no manômetro o valor de 1,00 e verificando na tabela obtivemos o valor de 5,2% de umidade.
2. OBJETIVOS
Medir o teor de umidade da amostra de solo através dos métodos da estufa, álcool e Speedy, sendo utilizado uma amostra de solo já existente no laboratório.
3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Para preparação das amostras: quarteador, balança, equipamento de destorramento, peneira de 2.00mm e 0.42mm.
Método da estufa: balança, balança de precisão, estufa, dissecador e cápsula .
Método do álcool:
...