TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA MUNICIPAL DO PAI ANDRE SHAFRAT

Tese: ESCOLA MUNICIPAL DO PAI ANDRE SHAFRAT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

NAYARA QUINTÃO FERRAZ NALON

PRÁTICA DE ENSINO

CENTRO EDUCACIONAL PADRE ANDRÉ SHAFRAT

ESCOLA ESTADUAL TEREZINHA PINTO F. MAIA

ALPERCATA

2014

UMA LEITURA DA ESCOLA

ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANDRE SHAFRAT

Aos 30/07/1089 foi instalada a atual escola na cidade de Alpercata, tendo como nome: Centro educacional Padre André Shafrat, seu nome deu se em homenagem ao padre da região: André Shafrat, que foi o fundador da instituição. Na época o governo vigente foi o prefeito: Carlos Fani Machado. O Centro educacional Padre André Shafrat atende um número de 110 alunos, sendo maternal de 1 á 3 anos, e 1º e 2º período, 4 e 5 anos. A escola está localizada distante do centro, em um bairro pouco movimentado, recentemente passou por uma pequena reforma, tendo seu prédio sendo satisfatório á comunidade. O bairro ainda não é pavimentado, não contendo livrarias, bares, espaços de lazer, ponto de ônibus, telefones públicos. A vizinhança é amigável e tranquila, sendo casas simples, de pequena estrutura. O bairro é iluminado, e possui água a todos os moradores. Festas juninas, pascoa, projeto reciclagem, família na escola são um dos eventos que acontecem na escola, onde toda comunidade participa ativamente, interagindo com todo o grupo. O slogan da escola é: Quem ama educa e sua missão é desenvolver integralmente até 5 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade, ajudando a construir além da aprendizagem. A gestão da escola é democrática, no ambiente escolar os alunos demonstram satisfação e alegria. Com relação aos planejamentos, eles são participativos. Os professores organizam os espaços educativos para que as crianças possam construir sua autonomia, para construção do eu, isto é, utilizar de diferentes estratégias que proporcionem a autonomia da criança por meio lúdico de ensino aprendizagem, buscando sempre o prazer e alegria de construir e ver grandes resultados em cada etapa concluída. Para acompanhar todo o processo evolutivo do desenvolvimento da criança, a avaliação na instituição é feita através de observação cotidianamente pelos professores, ajudando a perceber e registrar os avanços que a crianças obteve em suas aprendizagens, o que ela atingiu ou o que ela pode melhorar. Realizam também processos avaliativos através de pareceres e portfolio constituído pelas observações diárias da evolução da criança. Sendo assim a Instituição Padre André Shafrat busca atender a comunidade de uma maneira satisfatória, onde a principal preocupação é a segurança e o desenvolvimento das crianças, sempre com profissionais capacitados, buscando o melhor atendimento a todos.

Escola Estadual Terezinha Pinto Fernandes Maia

Aos 13 de agosto de 1960, foi instalada na atual cidade as Escolas Isoladas de Alpercata.

Já em 13 de abril de 1962, foi transformada no Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima. Em 28 de dezembro de 1965, alterou o nome da instituição para Ginásio Estadual de Alpercata.

Aos 05 de julho de 1974, a escola mais uma vez teve o seu nome alterado, passando a se chamar Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.

Em 19 de dezembro de 1985, em homenagem a ex-diretora, a escola passou a ser denominada Escola Estadual Terezinha Pinto Fernandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com