TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRARTEGIA MERCADOLOGICA

Monografias: ESTRARTEGIA MERCADOLOGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

Ana e Marcelo são profissionais de marketing de uma conceituada empresa e estão participando do lançamento de um novo produto no mercado. O produto não é único no mercado, porém mesmo existindo alguns concorrentes o mercado é adequado para mais uma empresa. Tendo em vista o ciclo de vida do produto, podemos dizer que as vendas:

a.

são lentas, pois o produto não é de conhecimento do mercado e dos consumidores;

b.

declínio, devido a mudanças comportamentais ou tecnológicas;

c.

estão em crescimento, pois os consumidores aprovaram e procuram o produto;

d.

se a estratégia utilizada for efetiva, teremos um retorno ao crescimento das vendas.

e.

são estabilizadas em um patamar alto, pois os consumidores aderiram ao produto;

PERGUNTA 2

Em um processo de desenvolvimento (e manutenção) de produtos, uma das ferramentas mais eficazes que podemos usar é a administração do ciclo de vida. Um gestor de marketing que sabe as formas de construção da matriz e consegue interpretar (ou acondicionar) o produto em seu adequado estágio, consegue pensar mais adequadamente nas estratégias mercadológicas. Ciente desta importância estudamos em nossas aulas as características de cada produto em relação ao seu estágio e as estratégias normalmente usadas em cada fase. De acordo com o conhecimento adquirido em sala de aula, assinale o item INCORRETO em relação à estratégia usada no estágio do Ciclo de Vida:

a.

Introdução – o preço é alto (devido aos investimentos exigidos em seu lançamento), a distribuição é intensiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é intensiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor).

b.

Crescimento – o preço pode ser alto ou baixo (dependendo da recuperação dos investimentos), a distribuição pode começar a ser intensiva (depende da aceitação), a promoção começa a se intensificar (pode-se iniciar a mídia de massa) e o produto pode-se iniciar com estratégias de diferenciação (dependendo da intensificação da concorrência).

c.

Maturidade – o preço pode começar a baixar (dependendo da concorrência ou para acompanhar o preço de mercado), a distribuição é intensiva (os consumidores aceitaram o produto e começa um processo de expansão), a promoção é intensiva (para atender a possíveis novos mercados) e o produto (deve-se iniciar um processo de extensão de linha ou marca).

d.

Declínio – o preço normalmente é baixo (para manter uma maior competitividade, pode ser alto quando atende a nichos de mercado), a praça é seletiva (mantendo-as apenas em locais de maior rentabilidade), a promoção é reduzida (apenas para atingir a públicos específicos e ofertas para queimar estoque) e o produto é o mais simples possível (deve-se retirar todos os adicionais).

e.

Rejuvenescimento - o preço pode ser alto ou baixo (devido aos investimentos exigidos em seu relançamento), a distribuição é seletiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é seletiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor), são (quase) as mesmas características de um produto na fase da introdução.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

As legítimas começaram a ser fabricadas em 1962 pela Alpargatas. Foi uma marca lançada para a classe média que, com o passar do tempo, todo mundo passou a usar e o resultado é que ela acabou se popularizando demais , conta Rui Porto (foto), Diretor de Mídia e Comunicação das Havaianas em entrevista ao Mundo do Marketing.

Este era o problema. A massificação do produto, por incrível que possa parecer, levou a rentabilidade aos menores níveis nos anos 1980 e o enquadrou na categoria de commodity. Com a fabricação de um único modelo, a operação corria riscos e não seria apenas mudanças na comunicação que alteraria este cenário. A estratégia da Alpargatas para Havaianas foi provocar uma mudança drástica no mix de marketing. Mexemos em todos os compostos de marketing

Disponível em (http://www.mundodomarketing.com.br/1,330,havaianas-o-chinelo-que-virou-artigo-de-moda.htm)

Com base no texto e no ciclo de vida do produto a situação enquadra-se na fase de:

a.

Maturidade.

b.

Rejuvenescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com