ESTRUTURAS DE MERCADO
Casos: ESTRUTURAS DE MERCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shabra • 24/6/2014 • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 1.312 Visualizações
ESTRUTURAS DE MERCADO - QUESTÕES PARA REVISÃO
1. Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
Pode ser caracterizado por ser composto por um grande número de empresas, que são como átomos e, portanto, cada uma delas se torna relativamente pequena. Desse modo, nenhuma firma isoladamente consegue afetar os níveis de oferta do mercado ou alterar o preço do produto e praticar preço superior as outras, não afetando assim o preço de equilíbrio. Em um mercado de competição perfeita, isso pode ser visto de forma bem clara. O consumidor não consegue diferenciar os produtos ofertados pelas empresas concorrentes, há livre entrada de novas empresas no mercado e todos os participantes desse mercado têm o mesmo acesso as informações sobre lucros e preços.
Para maximizar o lucro total, as empresas se utilizam da hipótese da teoria tradicional ou marginalista, na qual o empresário toma o preço como um dado e produz até igualar o preço a seu custo marginal, ou seja, procura atingir um nível de produção no qual a receita marginal se iguala ao custo marginal.
2. Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.
Lucro normal é o que representa a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade).
Lucro extraordinário é aquele onde as receitas superam os custos.
3. Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições opostas as da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores do outro. Nesse caso os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista de termina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a oferta o preço aumentara.
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há um pequeno numero de empresas, como a indústria automobilística ou há grande números de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a industria de bebidas.Os preços são fixados por meio de conluios ou cartéis.
4. Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
As estruturas de mercado de fatores são resumidas a seguir:
• Concorrência perfeita: mercado cuja oferta do fator de produção é abundante, tornando seu preço constante, pois seus fornecedores são em grande número e não tem condições de obter preços mais elevados por seus serviços.
• Monopólio: Quando há um monopolista na venda de insumos.
• Oligopólio: Ocorre quando poucas empresas produzem um determinado insumo.
• Monopsônio: Uma única firma é a compradora do insumo produzido por diversas firmas.
• Oligopsônio: Poucas firmas são compradoras do insumo produzido por diversas firmas
• Monopólio Bilateral: um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. A determinação dos preços de mercado depende, portanto, não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos.
O mercado de fatores de produção, como mão-de-obra, capital, terra e tecnologia, possui diferentes estruturas. Ele depende da demanda de insumos pelos setores, produtores de bens e serviços, o que torna sua demanda derivada.
5. O que vem a ser o monopólio bilateral?
O Monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. O único comprador defronta-se com um único vendedor de insumo no mercado. Nesses casos, a determinação dos preços de mercado dependerá não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos: o monopolista tentando pagar o preço mais baixo, e o monopolista tentando vender por um preço mais elevado.
ESTRUTURAS DE MERCADOS
CONCORRÊNCIA PERFEITA:
Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
Condições de um mercado em concorrência perfeita
É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, conseqüentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.
Características
1. Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.
2. Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.
3. Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade.
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.
A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm a mesma tecnologia, todas obterão as mesmas margens de lucro.
MONOPÓLIO
...