ESTUDO DE CASO - FORD PORTFÓLIO
Artigos Científicos: ESTUDO DE CASO - FORD PORTFÓLIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanmmx • 23/2/2014 • 573 Palavras (3 Páginas) • 4.063 Visualizações
ATIVIDADE PROPOSTA
QUESTÕES
1. Conforme o texto acima, quais são os desafios enfrentados pelas montadoras em nossos dias?
R: Nos dias se hoje o desafio enfrentados são os impostos cada vez mais altos, a concorrência que esta cada vez mais competitiva, com carros cada vez mais modernos, mais confortáveis, e baratos, cada vez mais estão fabricando automóveis de acordo com cada gosto de bolso do cliente.
2. Quais modelos de veículos são considerados os propulsores da indústria automobilística atualmente? E a que proporção são vendidos esses veículos se comparados aos demais?
R: Os carros de modelo 1.0 como Fiesta o KA Os dois juntos têm hoje 5% do mercado de populares. A cada 10 veículos vendidos no Brasil, sete são 1.0.
3. Cite os vários fatores que contribuíram para o grande aumento da produtividade nos últimos 20 anos.
R: As limitações de renda da população levaram as montadoras a reduzir os custos e consequentemente reduzir os preços para o mercado consumidor;
A redução do IPI que ajudou muito a indústria a alavancar as vendas de veículos novos e populares;
A concorrência entre as montadoras ajudou no desenvolvimento de carros populares flex. e menos poluentes com mais economia para contribuir com o meio ambiente e consumo de combustíveis.
O aumento da renda da população brasileira, que por sinal faz com que os brasileiros tenham uma vida mais confortáveis, e a quererem mais conforto e assim comprar carros novos.
4. Enumere os ganhos que teve o consumidor com o aumento da produtividade.
R: Os consumidores também ganharam com o aumento de produtividade. Além do preço mais baixo, a qualidade e a durabilidade do veículo cresceram muito. "Nos anos 80 um carro era projetado para durar até três anos sem dar problemas maiores ao motorista. Hoje, o prazo de validade subiu para dez anos", diz Luc de Ferran, o vice-presidente da Ford no Brasil.
5. E para os metalúrgicos? Quais foram os benefícios conquistados?
R: A qualificação exigida para um candidato que quisesse ingressar em uma montadora aumentou. Antes bastava ter o 1º grau. Agora o piso acadêmico é o 2º grau completo. Os benefícios também cresceram a ponto de os metalúrgicos ficarem com parte do lucro. O número de acidentes de trabalho caiu 95% em vinte anos. A mão de obra feminina, que era nula há duas décadas, já representa quase 20% da força de trabalho nas montadoras.
6. Tendo em mente o conceito do just-in-time, quais são os parâmetros utilizados pela Ford em sua linha de produção?
R: A produtividade deu um salto nos últimos vinte anos. A robotização da indústria já chega a 50% nas fábricas mais modernas do país. Um operário produz hoje mais de 100 automóveis por ano, contra uma média de quinze na década de 80.
CONCLUSÃO / PARECER
Esta atividade o aluno deverá fazer individualmente, expressando seu entendimento sobre o conceito de produção
...