EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO
Seminário: EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msianoski • 3/3/2014 • Seminário • 725 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
2.2. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO
Origem da Contabilidade
A sociedade humana pratica contabilidade há tempos imemoriais. A eficiente administração do império romano certamente se apoiava em registros estatísticos e contábeis.
A contabilidade atual, surgiu nas cidades-estados italianas e hoje são conhecidas como Contabilidade das Partidas Dobradas, cuja a qual frei Luca Pacioli propõe ser o mecanismo de controle patrimonial.
No Brasil, essa origem da Contabilidade influenciou durante gerações, a formação de contadores e deu base aos regulamentos contábeis.
No século XX, a preocupação norte-americana na busca da eficiência gerencial passou a dar ênfase à informação contábil como suporte e processo decisório.
A influência americana na contabilidade brasileira encontra-se na Nova Lei das Sociedades por Ações e em todas as circulares da resolução da Receita Federal posteriores à Resolução do Imposto de Renda. Devido a inflação brasileira durante muitos anos estar em niveis galopantes, o Brasil tornou-se campo de experimentos na área inflacionária, introduzindo progressivamente na contabilidade os mecanismos de correção monetária, o que foi proibido logo após o Plano Real.
Princípios da Contabilidade
A Contabilidade segue princípios e convenções geralmente aceitos. A seguir segue sete princípios: da Moeda como Denominador Comum; do Custo Histórico; da Continuidade da Empresa; da Entidade Própria; da Realização; da Competência; da Igualdade Contábil.
Principais Livros Contábeis
- Livro Diário: Por ser obrigatório pela legislação comercial, está sujeito às formalidades legais extrínsecas e intrínsecas.
- Livro Razão: registra o movimento de todas as contas. Obrigatório desde 1991.
- Livro Contas Correntes: controla as contas que representam Direitos e Obrigações para a empresa.
- Livro caixa: registra todos os fatos administrativos que envolvam entradas e saídas de dinheiro.
Cada documento tem que ser guardado por um prazo mínimo para não correr o risco de ter que pagar novamente o que já pagou.
3. PATRIMÔNIO
Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações, pode ser considerado estático ou dinâmico.
Estático quando estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio.
Dinâmico quando estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, através das atividades desempenhadas na sua gestão.
Apenas os bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. E essencial evidenciar as obrigações(dividas) referentes aos bens e direitos. Na contabilidade a palavra patrimônio tem sentido amplo: significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa, ou, inclui as obrigações a serem pagas.
Para compreender melhor:
Ativo: bens e direitos.
...