Eclipse solar 2014
Seminário: Eclipse solar 2014. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2014aprendendo • 13/5/2014 • Seminário • 357 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
O primeiro eclipse solar de 2014 ocorrerá nesta terça-feira. Mas só quem estiver bem ao sul da Linha do Equador poderá vê-lo, na Austrália, Antártida ou sul do Oceano Índico.
Será um eclipse anular, aquele em que a Lua entra na frente do Sol, mas não o cobre totalmente, deixando um anel de luz ao seu redor. Isso acontece porque a Lua estará em um ponto mais distante da Terra, fazendo com que o satélite pareça menor. À luz do dia, animais começarão a agir como se começasse a anoitecer e estrelas poderão ser vistas no céu. A melhor visão deste breve anel de fogo será da Antártida.
O segundo eclipse solar de 2014, em 23 de outubro, será parcial, quando a Lua não fica exatamente na frente do Sol, e poderá ser observado apenas do Oceano Pacífico e do Alasca.
Um dos espetáculos mais bonitos esperados para este ano é o eclipse total da Lua, previsto para 15 de abril. A Lua vai entrar na região de sombra feita pela Terra, desaparecendo completamente do céu. O evento poderá ser observado em todo o Brasil, exceto o fim do espetáculo, quando a Lua reaparecer, pois já terá amanhecido por aqui.
O eclipse vai começar às 3h da manhã. Por volta das 4h, se inicia a fase total do eclipse, quando a Lua some atrás da sombra da Terra. Às 5h24, o satélite começa a sair da escuridão, e ressurge inteiramente às 6h33.
No dia 8 de outubro haverá outro eclipse total da Lua. Mas este terá início quando o dia estiver clareando para nós, por volta das 6 da manhã, de modo que a maior parte do território nacional não vai ver nada. Quem estiver no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e em parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amapá pode conseguir observar o comecinho do evento.
Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos, apesar de comum, esse evento não ocorre anualmente, pois depende das configurações de ciclo da Terra, da Lua e do Sol. Em 2013, por exemplo, nenhum eclipse total lunar foi observado. Quando eles acontecem, costumam ser dois no mesmo ano.
...