TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Homem Sociedade

Artigos Científicos: Ed Homem Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  9.665 Palavras (39 Páginas)  •  1.717 Visualizações

Página 1 de 39

CONTEÚDO DO 1º BIMESTRE (PROVA NP-1)

Módulo 1

1. - A origem humana.

1.1 - O debate das determinações biológicas e geográficas no comportamento humano.

Básica -

GOMES, Mércio Pereira. Antropologia – ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto. 2009. “Abrangência da Antropologia”, Pp. 11-31.

LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 19ª ed., 2005. “O determinismo biológico”; “O determinismo geográfico”, pp. 17-24

Complementar -

BUSSAB, Vera S. R.; RIBEIRO, Fernando L.; “Biologicamente Cultural”, texto disponível em:

http://pet.vet.br/puc/vera%20bussab.pdf

CANTARINO Carolina. “Natureza, cultura e comportamento humano”, texto disponível em:

http://www.comciencia.br/200407/reportagens/07.shtml

GUERRIERO, Silas (Org.). ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. SP: Ed. Olho D’água, 5ª. Ed., 2004. “As origens do antropos”, pp.

Escola Estadual Prof. Ascendino Reis, vários autores. “Introdução à evolução”, texto disponível em:

http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm

PAZZA, R. (2004) O que é Evolução Biológica?. Projeto Evoluindo - Biociência.org. [http://www.evoluindo.biociencia.org]

Objetivos:

Neste item o objetivo é relacionar evolução biológica com comportamento cultural. O debate atual na Antropologia reforça a tese segundo a qual nossa espécie apenas evoluiu para as características biológicas atuais como o uso da inteligência, a postura ereta e as habilidades para fabricar instrumentos, SOB INFLUÊNCIA DIRETA de um comportamento cultural baseado em regras e na capacidade de simbolização. Ou seja, nossa evolução física foi influenciada pelo comportamento de nossos ancestrais, e vice-versa, até chegarmos ao que somos hoje.

Se cultura é importante para compreender quem e como somos enquanto espécie, é importante você saber que o conceito de cultura sofreu mudanças históricas em sua interpretação. Essas mudanças são fundamentais para uma abordagem em que você possa distinguir visões consideradas cientificamente superadas, que, entretanto, fazem parte de noções comuns e muito presentes atualmente em defesas carregadas de preconceitos infundados e errôneos.

Você está convidado a uma nova compreensão de ser humano, na qual o nosso aparato biológico tão fantástico (pensamos e fabricamos coisas) precisa do comportamento cultural para se realizar. Então, biologia e cultura se complementam. Vamos lá?

Obs.: os textos indicados na bibliografia são fundamentais para o seu aprendizado, mas você pode dispor também de sugestões que estão disponíveis na Web. Lembre que esse material eletrônico é complementar, e não deve ser utilizado como única fonte de estudos.

DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO - item 1

1. A ORIGEM HUMANA

Neste conteúdo são abordados temas e idéias como:

- a teoria evolucionista e a explicação da biologia para a origem e evolução do ser humano;

- a colaboração da teoria antropológica sobre a visão da biologia e do evolucionismo; a antropologia defende que a explicação puramente biológica é apenas uma parte de nossa complexa evolução – o papel do comportamento cultural também foi determinante para surgimento de nossa espécie como é hoje.

- a antropologia afirma que é falsa a afirmação que o ser humano é determinado pelo clima ou pela herança genética; sim, as populações se adaptam a diferentes meio ambientes para sobreviver, mas não é o meio ambiente que determina nosso comportamento; sim, cada indivíduo é resultado de uma herança genética, o que não significa que é “escravo” dessa herança.

________________________________________

Voltar às origens da cultura é também voltar à origem da humanidade. Ter costumes e hábitos aprendidos é um comportamento relacionado com a nossa sobrevivência e evolução enquanto espécie. O tema possibilita uma abordagem que ressalta a importância da compreensão do ser humano como um ser bio-psico-social, ou seja, somos seres cujo comportamento é determinado ao mesmo tempo:

BIO - por nossas características orgânicas (o tipo de aparelho físico que temos e como podemos utilizá-lo);

PSICO - por nossas experiências pessoais racionais e afetivas de mundo e;

SOCIAL - pelo meio social onde vivemos.

Parece a você que todo ser humano tem como qualidade inata (que nos pertence desde o nascimento) certos comportamentos como preferir alguns tipos de roupas ou alimentos, e ainda se comunicar através desta ou daquela língua?

Pois a Antropologia, junto com outras ciências como a Arqueologia, a Paleontologia e a História, tem explorado profundamente essa questão sobre a diferença do Homem em relação ao resto do mundo animal que nos cerca. Até o momento puderam concluir que nosso comportamento é fruto de um processo histórico no qual BIOLOGIA e CULTURA modelaram nossos ancestrais. Esse trabalho conjunto entre nosso desenvolvimento biológico e a cultura foram responsáveis por tamanhas mudanças em nossa espécie, que hoje achamos um fato “natural” não necessitarmos entrar na “luta pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com