Edia alqueva
Por: l34373 • 21/11/2015 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Função Contabilístico-Financeira
De entre os documentos desta categoria apresentados no sítio Web da EDIA , S.A., destacam-se os Relatórios de Contas, elaborados desde o ano de 2009 até junho de 2014, relatórios esses apresentados trimestralmente
A EDIA de 2010 até 2013 fazia as suas demonstrações financeiras, de acordo com o SNC. a partir de 1 de janeiro de 2014, passaram a ser elaboradas conforme as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IAS/IFRS), adotadas pela União Europeia.
No relatório apresentado a 30 de junho de 2014, os valores relativos a 2013 foram reexpressos, para se encontrarem de acordo com as normas da IFRS.
Os relatórios elaborados pela gestão da empresa têm a finalidade de prestação de contas, que evidenciam a situação económico-financeira da empresa e os resultados operacionais que se obteve. Nestes estão presentes informações relacionadas com a concretização dos objectivos propostos e ainda, justificações dos desvios verificados ou dos incumprimentos relativamente ao redigido no Plano Estratégico do ano de relato.
Descreve-se, portanto, de forma fiel e clara, o estado da evolução dos negócios da empresa assim como as perspectivas de desenvolvimento futuro. Nestes relatórios, apresentam-se, por exemplo, os seguintes documentos fiscalmente exigidos: Balanço, Demonstração de Resultados por Naturezas, Demonstração das Alterações no Capital Próprio, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Anexo.
[pic 1]
Figura nº xx – print da pagina web da Edia fornecido em http://www.edia.pt/pt/quem-somos/edia/informacao-financeira/54
Podem também encontrar-se outros documentos como os Relatórios de Sustentabilidade. Estes têm como finalidade principal apresentar o desempenho ambiental, social e económico da organização.
Figura nº xx – print da pagina web da Edia fornecido em http://www.edia.pt/pt/quem-somos/edia/relatorio-de-sustentabilidade/56[pic 2]
A função Contabilístico-Financeira de uma entidade visa transmitir, de forma sistemática e padronizada, as operações e decisões com impacto monetário/financeiro. São, então, as fontes de informação financeira dos utentes/utilizadores (clientes, investidores, fornecedores, Estado, etc).
Nestes documentos mensuram-se desempenhos, estabelecem-se objectivos, monitorizam-se mudanças operacionais, ao mesmo tempo que se dá a conhecer a evolução da organização. Tais relatórios permitem, então, comunicar os impactos de sustentabilidade e obter informações que podem influenciar a política, a estratégia e as operações da organização. São, ainda, explícitos indicadores de desempenho, abordagens de gestão e vários factores relacionados com a sustentabilidade da EDIA S.A.
...