Edificação
Tese: Edificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergioalex • 17/9/2013 • Tese • 937 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
1- Pilar Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
2- Coluna São elementos dispostos verticalmente, importantíssimos na sustentação, principalmente, das vigas. Historicamente, as colunas assumiram diversas formas, sendo inclusive elemento decorativo, por apresentar ornamentos.
3- Viga Uma viga é um elemento estrutural das edificações. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.
4- Laje as lajes ou placas são “elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano.
5- Vão Vias de Comunicação
6- Verga Termo que define uma viga flexível. Peça horizontal do guarnecimento de um vão, apoiada nas ombreiras de uma porta ou janela. Lintel. Ver Contraverga.
7- Contraverga Viga de betão armado usada sob a uma janela, porta ou outra abertura numa parede de alvenaria, para dar resposta à concentração de tensões nessa zona e evitar a fissuração da parede. Lintel. Ver Verga
8- Peitoril Termo que define uma pedra emoldurada, situada em base de vão de janela; o mesmo que parapeito
9- Pé direito Diferença entre a cota do piso e a cota do tecto de uma casa. Diferença de cota entre o piso inferior e o piso superior, incluindo a espessura da laje superior
10- Pé esquerdo Distância vertical desde o pavimento do primeiro piso de um edifício até ao tecto do último piso.
11- Platibanda Termo que define o murete de alvenaria que se encontra no prolongamento das paredes-mestras, acima dos beirados.
12- Marquise Tipo de alpendre saliente de um edifício, vedado e coberto, para abrigo.
13- Embasamento / Alicerce Base da construção, fundação.
14- Coberta /Telhado Cobertura de edificação, inclinada, revestida com telhas.
15- Água de telhado Cada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigão horizontal (cumeeira) e segue até a beirada.
16- Beiral O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício
17- Calha Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, P.V.C. ou latão que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.
18- Rincão ou calha- Termo que define a linha de intercepção de duas águas de um telhado que se encontram num ângulo exterior.
19- Rufo Elemento, geralmente metálico, cuja função é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.
20- Cumeeira Representa a parte mais elevada de uma cobertura, linha de separação das águas de um telhado, telha que cobre a fileira.
21- Soleira Peça de cantaria sobre a qual se assentam as ombreiras de uma porta; piso na porta de entrada de um edifício.
22- Janela alta Toda janela onde o peitoril esteja acima de 1.50m.
23- Janela baixa Normalmente a janela é representada como baixa, se o peitoril dela for abaixo de 1.50m, ou seja, se a Planta Baixa estiver representada com secção de 1.50m de altura.
24- Janela Basculante é aquela que funciona através de um básculo, uma alavanca posicionada em sua lateral.
É
...