Educação no campo
Por: wteixa • 7/5/2015 • Resenha • 485 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
Nome completo: Wilson Teixeira
Turma/sala: FCE_FaseII_amarilis_2015
Nome do(a) tutor(a):Valéria Ferreira
Valorização da cultura e dos saberes da criança do campo.
Na educação do campo deve se ter um trato e um cuidado muito grande, as crianças e adolescentes do campo têm um saber um pouco diferente do que as crianças das cidades. Eles estão muito mais conectados a natureza afinal eles cresceram naquele ambiente e sabem muito sobre ele.
Quando os professores foram preparar as suas aulas e seus planos de ensino devem sempre questionar o que vão trabalhar e de qual forma trabalhar para atingir esses alunos. As crianças e jovens do campo têm muitos saberes que devem ser valorizados, geralmente são filhos de agricultores e desde muito cedo já ajudam os seus pais na roça e em atividades domésticas. Os professores devem ter um olhar especial em cima disso e verem que são crianças e adolescentes trabalhadores que ajudam os pais no sustento da família.
No que tange ao ensino aprendizagem essas crianças e adolescentes devem ter vez e voz nesse processo, devem opinar, questionar e terem aulas que valorizam a sua cultura e seus saberes locais.
Outra questão que deve ser sempre trabalhada com as crianças e adolescentes do campo é a questão da terra, muitas crianças que moram no campo vivem m terras de fazendeiros e seus pais plantam nessas terras e tem que dividir a produção com o dono da terra. È preciso conscientizar essas crianças do campo da função social da terra, e que o Brasil até hoje ainda não conseguiu fazer a tão sonhada reforma agrária.
Em relação aos conteúdos que vem nos livros didáticos os professores devem tomar cuidado, pois muitas vezes aqueles conteúdos estão deslocados da vida dessas crianças não faz o menor sentido é isso contribui para o abandono e a evasão escolar.
Os professores durante as suas aulas devem sempre que possível contextualizar o conteúdo com a realidade dos alunos, fazendo isso o conteúdo terá mais sentido contribuindo para uma melhor aprendizagem dos alunos.
Outro ponto que as escolas rurais devem cuidar é sobre o calendário escolar, no campo existe um calendário de chuvas, de plantio e colheita de alimentos e isso deve ser levado em conta, pois o ano letivo não deve coincidir com época em que os filhos ajudam os pais na roça.
Mas a melhor coisa a fazer seria os governantes garantirem que crianças não trabalhassem, pois lugar de criança é na escola, é um sonho que almejamos.
Os conselhos de escola da zona rural tem um papel fundamental na construção da escola do campo, devem funcionar irradiando os saberes populares, a cultura, o folclore, as festas as tradições do campo. Toda essa bagagem cultural deve estar presente no currículo das escolas do campo, os pais dos conselhos de escolas do campo devem atuar conjuntamente com os professores para tornar a escola significativa para seus filhos para que eles tenham sucesso na escola e na vida.
...