Educação De Jovens E Adultos
Artigo: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaniakobbi • 17/11/2013 • 946 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
Entrevista com o professor.
3º ano.
Número de alunos na turma: 17 alunos.
Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, educação física e artes.
Conteúdos: Produção de texto, recurso de comunicação, o movimento, elementos da paisagem e números pares e ímpares.
Discriminação detalhada da atividade:
1º Momento:
A professora iniciou a aula com uma rodinha de leitura, o livro o “carteiro chegou”, de Janet e Allan Ahlberg, editora Companhia das Letrinhas. Livro adotado pela escola para trabalhar o 1º e o 2º bimestre do projeto de leitura.
Esse livro apresenta as correspondências que um carteiro entrega para algumas personagens dos contos de fadas: cartas, folhetos de propaganda, convites, cartões, etc.
Esse momento foi o ponto chave para todo o desenrolar da aula. A professora iniciou a história, onde já de cara aparecia um enorme envelope, endereçado aos três Ursos... Era uma carta pessoal, era encantadora!
A professora aproveitou para estabelecer condições de produção de uma carta pessoal, adequando a produção escrita ao contexto e aos possíveis interlocutores. Então os alunos desenvolveram a atividade, aonde eles iriam se conhecer melhor, trocando cartas sobre suas atividades favoritas, como toda carta pessoal a professora lembrou quais itens não poderiam faltar nessa carta, que seriam: local, data, saudação inicial, assunto, despedida e assinatura. Foi dado um tempo para que os alunos pudessem escrever a carta.
2º Momento:
Após o tempo dado para os alunos, a professora realizou uma atividade chamada de “Hora de avaliar”, onde um aluno trocava sua carta com o outro, pois a professora já havia arrumado a turma em duplas, a professora incentivava o aluno a expressar sua opinião sobre o texto do colega, fazendo elogios ou críticas, levando o aluno a pensar que as criticas não podem ser de maneira desrespeitosa, que jamais pode ofender o colega que escreveu o texto. A turma deverá perceber que as criticas e sugestões devem ser escutadas, mas as modificações no texto só devem se feitas se forem pertinentes. Nesse momento o professor trabalha com a postura autocrítica no sentido de que os alunos podem perceber que pode haver melhora no seu texto ou que o colega que avaliou seu texto pode ter se enganado. Os alunos passaram as cartas a limpo após a correção da professora e colocou no envelope, o preenchimento do envelope foi uma atividade de casa, onde os pais ajudariam na escrita do endereço, na sala os alunos só terminariam de preencher com o endereço do destinatário.
3º Momento:
Com uma conversa informal a professora levou os alunos a pensarem em que lugar a carta que haviam escrito deveria chegar para que cada destinatário lesse? E a resposta foi em coro: Na nossa casa! E nesse momento a professora fez outra pergunta: E a casa de vocês fica em uma paisagem natural ou construída (humanizada)? Gerou um momento de dúvidas e discussões construtivas e a professora amarrou dizendo que elementos naturais e elementos construídos podem ser encontrados na mesma paisagem, pois essa era a dúvida maior dos alunos, aproveitando distribui uma folha de papel sulfite para a turma e pediu que desenhassem sua casa com os elementos que eles lembrarem a sua volta, dando um belo colorido. Os desenhos foram colocados no mural da sala de aula.
4º Momento:
A aula coincidiu com a aula de educação física, onde as professoras trabalharam em conjunto, aplicando números pares e números ímpares (Foi trabalhado os números das cartas pessoas produzidas pelos os alunos), A brincadeira
...