Educação De Jovens E Adultos
Artigo: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: izabeldossantos • 9/6/2014 • 2.617 Palavras (11 Páginas) • 280 Visualizações
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.
Alfabetização – A historia da alfabetização já vem desde a época dos primeiros jesuítas que aqui no Brasil chegaram para catequizar e alfabetizar os índios que aqui viviam. Foram épocas de variadas discussões em torno do assunto por décadas, surgindo neste meio o Mobral que surgiu no regime militar, mas que logo foi por pouco tempo sendo extinto junto com a queda do regime. Na década de 90 surge a declaração de Jontien na Tailândia onde deixava claro que todo cidadão tinha o direito a educação sendo de fundamental importância. Com o compromisso de erradicar o analfabetismo surge então o EJA com o movimento de educação de base, sendo uma iniciativa da igreja católica que mesmo passando por varias modificações ainda se estendendo até o dias atuais, tendo como método de Paulo Freire que era a problemática educacional e a problemática social.
2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?
A educação de jovens e adultos tem um papel importante, traz de volta as oportunidades perdidas para aquele que não teve acesso a alfabetização. A alfabetização não se resume apenas em ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o indivíduo se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.
3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?
Na chamada Pedagogia da Libertação ou Pedagogia do Oprimido, que o aluno não apenas sabe da realidade em que vive, mas também participa da sua transformação, ou seja que o aluno ao chegar na escola já traz uma bagagem de conhecimento que deverá ser explorados e passado este conhecimento para a escrita com a ajuda do professor como mediador.
4. Caracterize o MOBRAL.
Movimento brasileiro de alfabetização, iniciado em uma campanha para alfabetização de adultos e tinha como alvo ensinar o indivíduo a ler e escrever sem o compromisso de formação.
UNIDADE 2
FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Dê a sua opinião (em 10 linhas) sobre o voto dos analfabetos, considerando que no Brasil ainda existem 14,5 milhões deles (IBGE/2008).
Historicamente desde a Programação da Independência do Brasil, que podemos deparar com o processo eleitoral. Algumas coisas foram mudadas no decorrer de nossa historia, pois nesta época eram poucos os letrados, ficando eles com o poder nas mãos. O voto era oralmente feito, sendo mais fácil para eles controlarem a população, sendo os analfabetos uma porcentagem muito grande na época.
Por achar que poderiam ser influenciados por outras pessoas da família quanto ao voto e ao candidato, barraram seus direitos ao voto.
No decorrer da historia poucas mudanças o povo Brasileiro teve, sendo ainda descriminados por não saber ler e escrever. Somente no meados de 1985 os analfabetos foram incluídos no direito ao voto. A democracia continua ainda em avanço, mas os direitos iguais ao voto mesmo sendo analfabeto foi um direito conquistado mesmo ainda havendo alguns problemas que ainda persistem como a compra do voto.
2. Analisando a Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, qual foi o artigo que você achou mais interessante. Explique.
Art. 21 Os exames supletivos, para efeito de certificado formal de conclusão do ensino médio, quando autorizados e reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, deverão observar os Art. 26 e 36 da LDB e as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio.
É de suma importância o reconhecimento do certificado pelo MEC, pois em alguns cursos quando iniciaram com o supletivo não tiveram seu curso reconhecido e muitos danos foram causados com tal atitude na vida daquele que buscam soluções para seu tempo perdido.
.
3. Liste as 10 principais ideias desta Unidade.
• Fundamentos e funções da EJA
• Parecer CNE/CEB 11/2000
• Fim da discriminação
• Definições prévias
• Igualdade
• Conceito e funções da EJA
• A taxa de analfabetismo (IBGE)
• Parâmetros Legais da EJA
• RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000
4. Quais são as funções da EJA?
Observamos que conforme o Parecer CNE/CEB 11/2000 - o ensino da EJA possui três funções: reparadora, equalizadora e permanente. A primeira diz respeito à restauração de um direito negado: o letramento - domínio da leitura e escrita; o acesso a um bem real, social e simbolicamente importante que antes fazia marginal uma grande soma de brasileiros, e que agora através da EJA tende a assinalar um projeto de sociedade menos desigual. A função equalizadora ao dar oportunidade aos jovens e adultos a reentrada no sistema educacional possibilitando aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e na abertura dos canais de participação. E a função permanente é a tarefa de propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida que pode se chamar de qualificadora
UNIDADE 3
AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Atividade de Percepção - faça uma entrevista com alguém que não teve a chance de ser alfabetizado durante o percurso formal educacional,
...