Educação De Jovens E Adultos
Ensaio: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luiza1212 • 31/10/2014 • Ensaio • 1.852 Palavras (8 Páginas) • 182 Visualizações
MÓDULO:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.
ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL
R: O MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização surgiu no Brasil com a finalidade de promover a alfabetização para aqueles que não tiveram oportunidade na idade certa na tentativa de minimizar as diferenças sociais, utilizando o método de Paulo Freire, que hoje é denominado de EJA – Educação de Jovens e Adultos.
2. Em sua opinião, por que a EJA é importante?
R: O EJA é importante, pois proporciona mais autonomia as pessoas, e contribui não só para o desenvolvimento social, do país, mas também, para a autoestima dos mesmos, formando assim cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?
R: O método de alfabetização de Paulo Freire foi baseado na teoria de que o aluno deve ser o transformador de sua própria realidade, e que o problema do analfabetismo deve ser visto como uma conseqüência de uma estrutura social não igualitária, portanto a alfabetização de adultos deve partir da avaliação da realidade dos mesmos, identificando a origem de seus problemas e buscando uma solução para superá-los.
4. Caracterize o MOBRAL.
R: O MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) foi um programa de alfabetização do governo brasileiro onde os militares tinham domínio sobre o que deveria ser ensinado, o principal objetivo do MOBRAL era erradicar o analfabetismo no Brasil em um curto espaço de tempo, era baseado em Paulo Freire por utilizar palavras geradoras da necessidade básica do ser humano, porém estas palavras eram escolhidas por tecnocratas.
UNIDADE 2
FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Dê a sua opinião (em 10 linhas) sobre o voto dos analfabetos, considerando que no Brasil ainda existem 14,5 milhões deles (IBGE/2008).
R: Nós não podemos fechar os olhos para uma sociedade onde em 2008 ainda existiam 14,5 milhões de analfabetos, mas, o que dizer sobre isto?
Primeiro para um país com um alto índice de políticos corruptos como no Brasil é mais vantajoso um número alto de analfabeto, pois, quanto menos a pessoa sabe melhor é para conseguir votos.
Por outro lado vale lembrar que a pessoa analfabeta que não saber ler e escrever, pode sim possuir um senso crítico, ter opinião, possuir um senso cidadão, estar atento ás necessidades do lugar onde vive conhecer seus direitos e lutar pelos mesmos na urna.
Portanto em minha opinião os analfabetos devem sim votar, desde que de forma consciente e democrática.
2. Analisando a Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, qual foi o artigo que você achou mais interessante. Explique.
Art. 15 Os sistemas de ensino, nas respectivas áreas de competência, são co-responsáveis pelos cursos e pelas formas de exames supletivos por eles regulados e autorizados.
Em minha opinião isto facilita muito aos cursos burlar a lei e proporcionar um curso de baixa qualidade, onde a pessoa ingressa somente para conseguir seu diploma, fazendo com que os cursos supletivos percam um pouco do objetivo principal.
3. Liste as 10 principais ideias desta Unidade.
R: 1- diminuir a distorção idade/ano;
2- Classes de aceleração e educação de jovens e adultos;
3- Taxa de analfabetismo;
4- Princípio de igualdade e liberdade;
5- Luta por uma sociedade menos desigual;
6- Barreira que existe pela falta de leitura e escrita;
7- Escola Democrática – interferir para diminuir desigualdades;
8- O acesso a escrita e leitura tem um papel significativo na estratificação social;
9- A EJA necessita de um modelo pedagógico próprio;
10- Atender as necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
4. Quais são as funções da EJA?
R: Função reparadora: diz respeito à restauração de um direito negado: o letramento - domínio da leitura e escrita; o acesso a um bem real e social um projeto de sociedade menos desigual.
Função Equalizadora: dar oportunidade aos jovens e adultos a reentrada no sistema educacional possibilitando aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e na abertura dos canais de participação.
Função Permanente: é a tarefa de propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida que pode se chamar de qualificadora.
UNIDADE 3
AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Atividade de Percepção - faça uma entrevista com alguém que não teve a chance de ser alfabetizado durante o percurso formal educacional, mas que teve uma segunda chance e retornou para a escola, ou seja, um ex-analfabeto. Siga o seguinte roteiro:
Entrevista com ex-analfabeto (a)
Geni 70 anos.
1) Você estudou até que série da primeira vez?
Primeiro ano.
2) Por que decidiu retornar à escola?
Para aprender a ler a bíblia.
3) O
...