Educação Inclusiva E Libras
Dissertações: Educação Inclusiva E Libras. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Morgon • 7/3/2015 • 449 Palavras (2 Páginas) • 367 Visualizações
Educação inclusiva e Libras
O Professor deve procurar técnicas novas e diferenciais para que os alunos interajam entre si, desenvolvendo assim uma melhor inclusão no ambiente escolar e consequentemente na sociedade.
Devem-se procurar atividades com ilustrações, quanto mais concreto e ilustrado melhor será a compreensão, procurando incentivar a atividade em grupo; Dramatizações, histórias, filmes musicas, recursos da informática para auxílio da aprendizagem, ex; cd com jogos educativos e específicos para deficientes auditivos.
Oferecer sempre que possíveis pistas táteis ou visuais para que ocorra compreensão da mensagem oral ou escrita, sendo assim uma atenção individualizada para a perfeita compreensão do que foi proposto.
O Professor deve sempre explicar a questão do deficiente auditivo em classe para procurar incentivá-los a auxiliar sempre que necessário o colega surdo, manter uma relação próxima com a equipe de fonoaudiólogo e com a família do mesmo para que ocorra o melhor desenvolvimento do mesmo.
No filme o professor utilizou recurso acústico aonde e bem vindo ao caso do deficiente auditivo. Há alunos que conseguem ler os movimentos dos lábios. Assim o professor e os colegas devem falar o mais claro possível, evitando voltar-se de costas enquanto fala.
O Professor deve falar com naturalidade e clareza não exagerando no tom de voz evita do estar em frente à janela ou outras fontes de luz, pois o reflexo pode obstruir a visão do aluno, no caso de utilizar o quadro ou outros materiais de apoio, devemos expor primeiro os materiais e só depois explicar e não simultaneamente, Repetindo sempre as questões ou comentários durante as discussões ou conversas e indicando com gestos quem esta a falar, para uma melhor compreensão por parte do aluno.
No caso do filme o professor se utilizou de mecanismos para ilustrar a importância da oralização, eu percebi que esse tipo de abordagem não se tratava simplesmente de tentar promover entre os alunos o aprendizado da fala, mais o mesmo trabalhou ativar as potencialidades, pois aprender a falar permitirá uma integração mais fácil com o meio onde o aluno esta inserido.
O Potencial do aluno irá desabrochar quando o meio socioeducativo lhe for favorável, Nesse caso a comunicação é à base das aulas e não a estruturação da língua, a abordagem da comunicação total a individualidade do não ouvinte é desprezada e a construção linguística requer a valorização da língua de sinais.
Em tal valorização tanto a de ouvintes e não ouvinte deveu ter uma interação social inclusiva para que possamos derrubar essa s barreiras que existem entre as pessoas, deveram tentar ao Maximo se aproximar da realidade deles para que possamos entendê-los.
...