Eficiência E Eficácia Na Arquitetura
Relatório de pesquisa: Eficiência E Eficácia Na Arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0729282 • 1/12/2014 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
1EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
No mundo de hoje com a globalização e uma competição acirrada, ser cada vez mais produtivo é um ato corriqueiro nas organizações. Tomando o tema da produtividade, é inevitável não mencionar os conceitos mais amplos de eficácia e eficiência.
Muitas pessoas acham que eficácia e eficiência se trata da mesma coisa, mas não é. Veremos a seguir seus significados e sua relação com o arquiteto.
A eficiência trata de fazer certo a coisa e não de fazer a coisa certa. Trata de como fazer, não do que fazer. Relaciona-se com a produtividade, fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
A eficácia está entrelaçada com a escolha e, depois de escolhido o que fazer, realizar esta coisa de forma mais produtiva leva à eficiência. Trata do que fazer, de fazer as coisas certas, escolhendo que rumo seguir. É o grau em que todos os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
“Os arquitetos tem a função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros. Sempre levando em conta o cliente e a sociedade. Tornando sua criação em uma afirmação da cultura da sociedade presente.”
Resumindo os conceitos:
Eficiência – resultados; mínimos recursos; como fazer; como fazer certo.
Eficácia – planejamento; fazer certo; refletir antes de agir.
Função do arquiteto – através de seus projetos eles afirmam a cultura de uma sociedade.
Relacionando a nossa lendária arquitetura com a eficiência e a eficácia:
Levando em conta as decisões no campo arquitetônico, a eficácia se encontra no gerenciamento estratégico, planos e pensar em alternativas. Já a eficiência se encontra em como realizar projetos com menos recursos, menos tempo, menos orçamento, menos pessoas e menos matéria-prima.
Exemplificando, podemos dizer que eficiência é cavar com perfeição e técnica um poço artesiano e eficácia é encontrar a água.
A relação do arquiteto com o cliente deve exigir eficácia. Pois os clientes exigem tempo para o entendimento no ramo arquitetônico. Por isso é necessário conversação e interação entre cliente e arquiteto.
...