Eflkvmqlkvm
Ensaios: Eflkvmqlkvm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tony1910 • 23/3/2015 • 762 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
FÍSICA II
Profª Sueli Santos Página 1
Trabalho e Energia
Energia para um físico, é a capacidade de mudar ou mover coisas. Ela pode tomar várias formas.
Quando você move qualquer parte do seu corpo, está usando o que os cientistas denominam energia muscular. A energia atribuída a uma máquina é chamada energia mecânica. Quando os cientistas aprenderam a desintegrar o átomo, descobriram a energia atômica. A eletricidade, o calor, o som, a luz e as ligações químicas representam outras formas de energia.
A energia pode passar de uma forma para outra. Ex.: se você esfregar dois pedaços de madeira com força bastante e por tempo suficiente, a madeira inflama. Quando faz isso, esta transformando a energia muscular em energia térmica.
Quando a energia é fornecida, ela transforma alguma coisa, ou move alguma coisa, ou causa ao mesmo tempo mudança e movimento.
Energia é capacidade de realizar um trabalho.
Trabalho de uma força constante
Verifica-se experimentalmente que, sempre que ocorre transferência ou transformação de energia, uma força esta deslocando seu ponto de aplicação. Verifica-se, também, que quanto maiores forem o deslocamento do ponto de aplicação da força, ou sua intensidade o cosseno do ângulo formado entre as direções da força e do deslocamento, maior será a transferência ou transformação de energia.
Suponha um bloco, apoiado em um plano horizontal, no qual á aplicada uma força F, constante.
A direção da força forma um ângulo com a direção do vetor deslocamento d sofrido pelo ponto de aplicação da força e a componente da força paralela ao deslocamento é F . cos .
Define-se então trabalho como a grandeza escalar dada pela expressão:
= F . d . cos
FÍSICA II
Profª Sueli Santos Página 2
Obs.: é a letra grega tau, que representa trabalho.
A grandeza trabalho não tem direção nem sentido (grandeza escalar) e não depende da trajetória, mais sim do deslocamento do ponto de aplicação da força.
No SI, a unidade de medida de trabalho é o joule (J), que corresponde a newton x metro.
1J = 1 N . m
Exemplo:
Um corpo é arrastado sobre um plano horizontal por uma força constante F. essa força forma um ângulo de 37º com o deslocamento d do corpo. Calcule o trabalho:
a) da força F
b) do peso P do corpo
c) da reação normal N do plano.
Dados:
F = 20N
d = 40 cm
cos 37º = 0,8
a) = F . d . cos 37º
= 20 . 0,4 . 0,8
= 6,4J
b) o peso P forma ângulo = 90º com o deslocamento, logo:
= P . d . cos 90º
= P . d . 0
= 0
c) a reação normal N forma um ângulo = 90º com o deslocamento, logo:
= N . d . cos 90º
= N . d . 0
...