Empreendedorismo E Sustentabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo E Sustentabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suteixeira • 3/12/2013 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 272 Visualizações
Empreendedor de sucesso Silvio Santos
A Escolha pela história do empreendedor Silvio Santos, foi feita por se tratar de uma trajetória de sucesso e pela capacidade que o mesmo tem de transformar idéias em realidade, pela sua persistência, por acreditar na sua própria capacidade, por ter uma tenacidade incrível, por imaginar-se sempre vencedor e por ser um visionário.
A trajetória de um homem, cuja vida se resume ao nome artístico "Silvio Santos", seu nome de batismo é Senor Abravanel, filho de imigrantes judeus, pai grego e mãe nascida na Turquia, teve uma vida muito conturbada.
Começou sua carreira como camelô nas ruas do Rio de Janeiro. No ano de 1944, vê se um rapaz de apenas 14 anos vendendo canetas e carteiras para títulos de eleitor. No meio de tantos tumultos onde a fiscalização sempre aparecia, Silvio foi descoberto e em vez de ser levado para o juizado de menores, o diretor da fiscalização da prefeitura deu lhe um cartão para procurar um amigo na Rádio Guanabara e foi assim que seu futuro brilhante começou, participou de um concurso e ficou em primeiro lugar, entre tantos outros que se tornariam famosos mais tarde, um deles foi Chico Anísio, que hoje também é uma personalidade no cenário nacional. Assim Silvio trabalhou como locutor, mas não por muito tempo, pois o salário que recebia era muito inferior ao que ele recebia em uma semana como camelô e após um mês ele pede demissão e volta para a avenida Rio Branco.
Aos 18 anos alistou-se na escola de pára-quedismo do exército e nos dias de folga trabalhava na Rádio Mauá e ao dar baixa no exército transferiu-se para a Radio Tupi "aposentando"definitivamente o camelô, começando assim uma carreira que dura até hoje, a de apresentador.
Trajetória
Da Lapa para o mundo:
Filho de imigrantes gregos de poucos recursos, Silvio Santos, nasceu na Lapa boêmia, e mostrou-se desde cedo um visionário. As circunstâncias adversas e os obstáculos sempre foram superados por uma tenacidade fora do comum, pela certeza de progredir, do desejo de ganhar dinheiro, aliado a uma imaginação fértil, e sempre acompanhado pela sorte.
Em comemoração ao 30º aniversário da rede televisiva SBT, o fundador Silvio Santos realizou um discurso abordando temas importantes sobre seu negócio. Durante sua fala, o empresário relatou a trajetória da empresa, sua história de vida e a mentalidade empreendedora, que o fez passar de camelô a banqueiro.
Segundo o empresário, o sucesso de um negócio depende da atitude adotada pelo fundador. “Se você não sonhar alto, se você administrar bem a sua empresa, com os pés no chão, não se preocupando nem com o primeiro colocado, nem com o segundo, nem com o último colocado, se você fizer aquilo que a sua intuição manda, e usar o bom senso, deixando de lado a vaidade, você tem todas as possibilidades de conseguir o seu objetivo”, afirmou.
Na ocasião, Silvio Santos também destacou o papel da perseverança e da luta pelos objetivos, além da importância que as dificuldades e os desafios representam para o aprendizado. “Só não consegue o seu objetivo (...) quem acredita que as coisas são fáceis”, declarou. “Todas as coisas são difíceis, todas as coisas têm que ser lutadas. Quando você consegue uma coisa fácil, desconfie. Porque ela não é tão fácil quanto parece”.
Para o especialista em empresas familiares, Domingos Ricca, a história do fundador, e um dos ícones mais populares da televisão brasileira é marcada pelos princípios fundamentais na personalidade de um líder. “Silvio Santos possui o que chamo dos quatro pilares do fundador, que são: Palavra/Credibilidade, Perseverança, Carisma/Liderança e Cultura”, explicou o consultor. “Manter esse diferencial faz com que as empresas familiares se destaquem frente às demais organizações”.
Transferir essas características às próximas gerações é o ponto chave para a perpetuação da empresa familiar. Geralmente, a imagem que a própria organização apresenta frente ao mercado está diretamente relacionada à personalidade do fundador. “Para dar continuidade a essa imagem, o sucessor deve, além de ser capacitado ao cargo que irá assumir e compreender a importância da cultura e dos valores implantados na empresa”, assinalou Ricca.
Por esse motivo, a presença do fundador, como fonte de conhecimento, é essencial no processo sucessório. Ele é quem deve indicar a pessoa mais preparada para seguir o modelo de gestão adotado, sendo ela da família ou não.
Além disso, a proximidade do fundador auxilia a segunda geração na adoção de sua postura empresarial, já consolidada no mercado.
O carisma e a liderança, fortemente presentes na figura do apresentador Silvio Santos, não serão transferidas, mas sim conquistadas pelos sucessores no convívio com o patriarca.
A palavra,
...