Empreenderismo Anhanguera
Artigo: Empreenderismo Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klaura • 21/9/2013 • 2.047 Palavras (9 Páginas) • 588 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata-se de uma empresa fictícia no ramo de reciclagem de garrafas PET. Que tem como objetivo a conscientização da população em reaproveitar os produtos recicláveis que todos os dias são jogados no lixo, a utilização dessa matéria prima para outros benefícios da própria população. É apresentado um plano de negócios da empresa, que melhor identifica o que é reciclagem de garrafas PET, o conceito da empresa, porque foi criada, qual o objetivo, o produto, o mercado, a venda e o consumir que queremos atingir. É apresentado um plano financeiro da empresa onde apresentamos qual o valor inicial investido, o tempo necessário para o retorno do investimento, quais os gastos que tem uma empresa desse porte, e o conceito de empreendedorismo no Brasil hoje em dia. Como deve se comportar um empreendedor de sucesso, qual a visão que ele deve ter para que seu negócio seja bem sucedido.
SUMÁRIO EXECUTIVO
O CONCEITO DO NEGÓCIO
A Empresa Reciclagem Moderna visa a reciclagem de garrafas PET com a intenção de retirar do lixo milhões de garrafas que vão parar nos aterros sanitários e também a melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. A vantagem da reciclagem da garrafa PET é:
- Economia de petróleo, pois o plástico é um derivado.
- Economia de energia na produção de novo plástico.
- Geração de renda e empregos.
- Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
- No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
- O material não pode ser transformado em adubo. Plásticos e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
- É muito difícil a degradação em aterros sanitários.
E, além, disso podemos utilizar o PET para fabricar vários produtos: cadeiras de PET, puf, luminárias, coletores de água da chuva, floreiras, iluminação interna aproveitando a luz solar, porta-lápis, porta guardanapo, sacolas, etc. Assim, o reaproveitamento de centenas de milhares de toneladas de embalagens que seriam indevidamente destinadas ao lixão, a reciclagem de PET economiza recursos naturais, muita água e energia.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Reciclagem Moderna foi criada a partira da idéia de retirar e reaproveitar a maior quantidade possível de garrafas PET do lixo. A Indústria Recicladora do PET no Brasil é economicamente viável, sustentável e funcional. Um terço do faturamento de toda a Indústria Brasileira do PET provém da reciclagem. Gera impostos, empregos, renda e todos os demais benefícios de uma indústria de base sólida. Seu crescimento anual é uma constante superior a 11% ao ano e permite planejar novos investimentos – incrementados e incentivados pela criação de novos usos para o PET reciclado. Contamos com uma equipe de gestão qualificada para o desenvolvimento e crescimento da empresa, sendo isto um dos pontos fortes da Moderna, composta por quatro profissionais com sólida experiência em negócios, pesquisando há vários anos neste ramo, possuindo informações e motivação para enfrentar e superar os desafios de administrar e gerar resultados positivos e colaborar para a preservação ambiental.
PRODUTOS E SERVIÇOS
A Empresa Reciclagem Moderna foi desenvolvida para modificar a vida do planeta, retirar do lixo centenas de garrafas e PET e transformar as mesmas em produtos customizados, para a vida das pessoas. No Brasil ou em qualquer lugar do mundo onde a reciclagem do PET aconteça, a indústria têxtil é a maior usuária do insumo. Somente aqui, entretanto, a diversidade de usos permite que o valor pago pela sucata seja altamente atrativo o ano todo, o que mantém em atividade muitas empresas que comercializam o material, bem como inúmeras Cooperativas e seus catadores, permitindo que a rentabilidade destas permaneça em patamares aceitáveis, garantindo remuneração justa aos trabalhadores e usufruindo dos sistemas de coleta seletiva.
MERCADO
A indústria da reciclagem está se tornando cada vez mais viável, hoje em dia, a reciclagem de PET colabora para a preservação ambiental, mas não só, a atividade alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável: benefícios sociais, econômicos e ambientais.
A Reciclagem das embalagens de PET pôs consumo criou, em menos de 20 anos, todo um setor industrial. Essa indústria baseou-se, desde seu princípio, nas regras determinadas pelo próprio mercado: oferta e procura. Assim, ao criar e desenvolver aplicações para a matéria-prima resultante do processo de reciclagem das garrafas usadas, a Indústria do PET determinou uma forte demanda pela sucata.
A reciclagem acontece em três etapas básicas:
1- Recuperação – que se inicia no momento do descarte e termina com a confecção do fardo, que se torna sucata comercializável.
2- Revalorização – com início na compra da sucata em fardos e fim na produção de matéria-prima reciclada.
3- Transformação – final do processo completo de reciclagem, é a utilização da matéria-prima oriunda das garrafas de PET pós-consumo para a fabricação de inúmeros produtos.
MARKETING E VENDAS
Quando o consumidor opta por um produto, a embalagem, naturalmente, vai junto. Ela faz parte do produto e muitas vezes não pode ser separada antes do término do consumo daquilo que realmente interessa: o que está dentro da embalagem. Neste momento o consumidor pode optar entre simplesmente jogar sua embalagem no lixo ou dar a ela o destino correto, para o qual foi concebida: a reciclagem. Para o consumidor a garrafa PET é extremamente leve, permitindo que grandes volumes sejam carregados com facilidade. São 100% recicláveis e podem ser facilmente separadas de outros produtos. Para a indústria e o comércio permite o envase dos mais variados produtos e para o meio ambiente a resistência permite carregar
...