Empresa Bonita
Exames: Empresa Bonita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mwm93 • 14/5/2014 • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 623 Visualizações
Introdução
Você foi contratado para atuar como staff em uma empresa do ramo de Beleza e Cosméticos, ramo este que está em crescimento contínuo. Mas a empresa B.O.N.I.T.A. Ltda. está rumando no sentido inverso. A empresa conta hoje com três cabeleireiros, uma recepcionista responsável pelos agendamentos, duas manicures, uma massagista, uma esteticista e uma vendedora para os produtos de beleza importados que a empresa oferece às suas clientes. A empresa não trabalha com linha nacional de produtos e não tem marca exclusiva, revendendo cosméticos e maquiagem de empresas conhecidas internacionalmente. A proprietária é a responsável por negociar com fornecedores e fazer o pagamento de contas, não se envolvendo diretamente no setor de venda e serviços que a empresa oferece. Mesmo com preços para competir no mercado, a empresa apresenta algumas dificuldades, sendo as mais relevantes: perda de clientes do salão (estimado em 30% em relação ao mesmo período no ano anterior), queda nas vendas dos cosméticos (redução de 20% em relação ao mesmo período no ano anterior) e reclamações sobre atendimento (aumento de 10% em relação ao mesmo período no ano anterior). Outro fator a ser considerado é a abertura de uma Clínica de Estética & Beleza nas proximidades da B.O.N.I.T.A. A Sra. Marie Lou, proprietária da B.O.N.I.T.A. precisa resgatar a diferenciação competitiva para não fechar a empresa.
Sua função é elaborar um Planejamento Estratégico para a B.O.N.I.T.A., orientado à definição do negócio da empresa: missão, visão e valores; elaboração do diagnóstico situacional ideal: externo e interno; identificação de possíveis ameaças e oportunidades, forças e fraquezas através do mapeamento ambiental; propostas de ações estratégicas para recolocar a empresa de maneira competitiva no mercado.
1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.
R: Adaptabilidade
Uma hora, ele trabalha numa empresa petroquímica nacional. Em outra, numa farmacêutica inglesa. Mais para frente em uma varejista familiar. Não importa onde, o bom líder sabe se adaptar às regras de qualquer companhia que saiba o que faz, para quem e onde quer chegar. Não importa se terá de se reportar a seis conselheiros de administração ou ao fundador de uma empresa tradicional, ele sabe exatamente o que em de ser feito.
Resiliência
Sabe quando um executivo é colocado sob muita, muita pressão e, depois de entregar os resultados, passado o momento mais turbulento, ele se revolta por ter passado por aquilo? Pois então, resiliência é justamente o oposto disso. O executivo resiliente sabe que a pressão faz parte do jogo. E tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem, diga-se de passagem.
Para ele, picos de trabalho não significa estresse acumulado, falta de respeito pelo seu trabalho ou excesso de carga. Picos de trabalho são apenas picos de trabalho... e eles passam. E são sem importância diante do desafio de comandar uma empresa
Interatividade
É claro que líderes de cargos estratégicos precisam se cercar de pessoas confiáveis e competentes no que fazem. Mas seu maior diferencial é saber manter essas pessoas ao seu lado e fazer com que eles se inspirem no chefe que tem. O contrário a isso pode ser desastroso. “Você pode ter as melhores pessoas possíveis na sua equipe. Mas se não souber conduzi-las, não terá como extrair o potencial delas ao seu lado”, afirma o headhunter.
O bom líder não cobra apenas resultados, ele também trabalha para alcança-los juntos a sua equipe. E por isso comemora cada pequeno avanço com eles. A proximidade com a equipe faz com que o líder também tenha uma visão melhor de quem trabalha com ele. “Há ótimos profissionais que não sabem fazer marketing pessoal”, diz Marra. “Só com uma avaliação mais minuciosa o gestor saberá do talento que cada colaborador tem”.
Polivalência
Da mesma maneira que o bom líder sabe se adaptar aos vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas quanto logística e marketing e souberam extrair o melhor de cada experiência. “A estratégia de uma companhia é feita em várias frentes e um líder que já tenha passado por várias áreas tem uma visão global de onde quer chegar e como“, afirma o headhunter.
Ponderação
Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços... decisões que mudam todo o rumo de companhia, e algumas vezes até o destino de pessoas fazem parte do cotidiano de gestores de grandes companhias. Ponderar as melhores alternativas para ele, a companhia e demais envolvidos é uma habilidade essencial para que o executivo tenha sucesso nisso. “Ele precisa avaliar quão benéfico será o impacto das mudanças para os resultados”, diz Marra
2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário.
R: Uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais, sendo o gestor alguém que pertence a organização a quem compete a execução das tarefas confiadas a gestão. O gestor é definido pelas suas ações no interior das organizações.
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organiza para a produção ou circulação de bens ou de serviços
3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.
R: Hoje a teoria dos sistemas se aplica a todos os tipos de sistemas vivos, desde vírus até a sociedade. As coisas vivas são sistemas abertos com entrada e saídas em constante intercambio em relação ao meio ambiente.
Sistemas abertos de elevada permeabilidade isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem transações com seu ambiente externo
4. O que é missão, visão e valores organizacionais.
Missão: È a estratégia ou o objetivo da empresa
Visão: Visão: È o sonho da organização, é aquilo que se espera ser em determinado tempo.
Valores: Representa os princípios éticos que norteiam todas as suas ações.
Reunir com os colegas de grupo e debater sobre os conceitos levantados no passo
...